23.3 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáRelatório final do projeto Diálogos União Europeia-Brasil é apresentado no Rio

    Relatório final do projeto Diálogos União Europeia-Brasil é apresentado no Rio

    Data:

    Últimas Notícias

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...
    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Maricá participou nesta terça-feira (26/09) da apresentação do relatório final do projeto “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares”, um estudo que reúne cidades do Brasil e da União Europeia com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares urbanos. O evento aconteceu no Sesc Rio, no Flamengo, e reuniu representantes das oito cidades participantes que apresentaram estudo de casos e assistiram à exibição de um filme que abordou as iniciativas de segurança alimentar, produzido pela Embrapa Alimentos e Territórios e Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA).

    Representando Maricá, o presidente da Comissão de Agricultura, Silvicultura, Aquicultura, Abastecimento e Reforma Agrária da Câmara Municipal e ex-secretário do município, Julio Carolino, destacou a criação das praças agroecológicas que se tornaram emblemáticas.

    “Temos oito praças agroecológicas na cidade. E a ideia é reproduzir esse modelo em todas as praças que estamos construindo, lembrando que esse projeto não fica restrito à hortaliça. De fato, temos uma grande roça em Maricá, com os mais diversos produtos. A ideia que norteia a cabeça do prefeito Fabiano Horta é estruturar a cidade para quando não tivermos mais os royalties. Nesse sentido, incentivamos os produtores rurais, criamos uma fábrica de desidratados e trabalhamos intensamente para conscientizar a população que, para nossa alegria, abraçou a ideia. Quero dizer ainda que a Prefeitura pensa demais em como alimentar o povo de Maricá. Nossa população aumentou muito nos últimos dez anos, vimos isso na divulgação do último Censo. Ou seja, a agricultura urbana é uma das soluções que propomos para vencer esse desafio. Hoje, o jardim comestível é um exemplo para o mundo”, contou Carolino.

    Uma delegação da União Europeia no Brasil, que participou nessa terça-feira do “Terceiro Painel: Cidades e Alimentação, Compromisso Municipal Sustentável”, visita Maricá na quarta-feira (27/09) para conhecer todos os projetos da cidade na agenda de segurança nutricional.

    A Secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Maricá, Mariana Príncipe, comentou sobre a importância do evento internacional:

    “Esses encontros agregam valor às nossas iniciativas. Trocamos experiências e podemos alavancar mais projetos ou melhorar os projetos que temos. E, claro, são oportunidades excelentes para divulgar nossas ações.  Estamos nos tornando referência nas questões que envolvem a segurança alimentar, no Brasil e no mundo”, disse a secretária que também participou do painel.

    Estudo iniciou em 2023

    A iniciativa iniciou em janeiro com reuniões virtuais e reúne cinco cidades brasileiras – Maricá (RJ), Santarém (PA), Rio Branco (AC), Curitiba (PR) e Recife (PE) – e três europeias – Gante (Bélgica), Valencia (Espanha) e Turim (Itália). Em junho, o prefeito Fabiano Horta, a convite da Embrapa, conheceu os programas e políticas de alimentação urbana de Valência, Gante e Turim, e mostrou as experiências desenvolvidas em Maricá, como as praças agroecológicas da cidade, a Fazenda Municipal Joaquim Piñero, a Fábrica de Desidratados e o Restaurante Municipal Mauro Alemão.

    O projeto Diálogos UE-BR é desenvolvido pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Embrapa, com apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.

    O objetivo é realizar estudos de casos sobre sistemas alimentares urbanos de forma sustentável com as cidades participantes do LUPPA para o desenvolvimento de políticas públicas com as diretrizes do Pacto de Milão que Maricá também aderiu. O município se tornou referência mundial em agroecologia e agricultura urbana com as recentes participações em eventos internacionais em 2022, como o 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, realizado em outubro no Rio de Janeiro, e a Conferência da ONU de Mudanças Climáticas, a COP27, que ocorreu em novembro, no Egito.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.