19.3 C
Maricá
domingo, novembro 24, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaOperação do MP visa coibir tráfico de drogas em municípios do RJ;...

    Operação do MP visa coibir tráfico de drogas em municípios do RJ; mulheres são apontadas como chefes de grupos

    Data:

    Últimas Notícias

    MP realiza operação contra integrantes da segunda maior facção criminosa do Estado do Rio no Norte e Noroeste fluminense — Foto: Divulgação

    Uma operação do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio (MPRJ), realizada na manhã desta sexta-feira, visa cumprir 29 mandados de prisão temporária e outros 47 de busca e apreensão contra integrantes da segunda maior facção criminosa do estado. A ação ocorre em municípios do Norte e Noroeste fluminense, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do órgão.

    Centenas de horas de áudios analisados pelos investigadores, a partir de informações de inteligência, indicaram que criminosos em fases anteriores da operação, e que chefiavam a facção nessas regiões, continuam atuantes no tráfico de drogas local. A operação acontece nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Cantagalo e São Fidélis.

    Os mandados contra os integrantes foram expedidos pelo Juízo da Vara Única de Itaocara, com o objetivo que angariar novas provas antes da conclusão das investigações, além de manter, cautelarmente, presos membros da organização. Segundo o MP, dos 47 mandados de busca e apreensão, 16 são contra mulheres, algumas apontadas como responsáveis pelo grupo criminoso em cada região.

    Mulher é presa em ação do Ministério Público do Rio nesta sexta-feira — Foto: Reprodução
    Mulher é presa em ação do Ministério Público do Rio nesta sexta-feira — Foto: Reprodução

    O órgão aponta, ainda, que a dinâmica de atuação dos criminosos inclui: extorsões, negociações de armas, homicídios, bem como tratativas sobre valores de venda das drogas, pontos de distribuição e de venda. A existência de propinas pagas a policiais penais para permitir o uso do aparelho celular dentro de presídios também foi apurada pelo órgão.

    As investigações do Gaeco também revelaram a divisão de tarefa entre os integrantes da organização criminosa, distribuídos em três grupos. Enquanto dois deles tinham atuação direta e principal em Itaocara, o terceiro atuava simultaneamente em Itaocara e Santo Antônio de Pádua.

    A operação — já realizada em conjunto pelo MP, Polícia Civil e Polícia Militar — resultou, até o momento, em outras sete ações policiais. As fases anteriores levaram à prisão mais de 79 traficantes que atuavam na região, muitos deles já condenados.

    Fonte: EXTRA

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui