26.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioEconomiaMaricá apresenta o documento final do Plano Local de Habitação de Interesse...

    Maricá apresenta o documento final do Plano Local de Habitação de Interesse Social

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...

    Na última sexta-feira (29/09), a Prefeitura de Maricá revelou o documento final do Plano Local de Habitação de Interesse Social, incorporando sugestões da comunidade e gestores públicos. As principais preocupações expressas na consulta online incluem os preços elevados dos aluguéis na cidade e a necessidade de moradias próximas ao centro, além de infraestruturas urbanas adequadas. O texto será revisado pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos antes de se tornar um projeto de lei. Este plano irá orientar as políticas públicas de Maricá a curto (até dois anos), médio (seis anos) e longo prazos (12 anos).

    No auditório lotado do Banco Mumbuca, o secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, agradeceu a participação maciça dos moradores na audiência pública e destacou que esse conjunto de ações está saindo da esfera restrita para dialogar com a sociedade civil organizada. “Vocês estão atentos ao que estamos fazendo e era isso que queríamos: criar um plano que atenda às necessidades dos moradores. Estou muito feliz de ver todos vocês aqui. Queremos tornar a cidade de Maricá mais resiliente, preparada para enfrentar as mudanças climáticas”, afirmou Victor.

    O secretário também ressaltou que Maricá hoje serve como um exemplo de regularização fundiária completa, com a legalização dos imóveis e a revitalização dos espaços públicos. “Temos um programa de reforma de casas e estamos preparando uma mini usina fotovoltaica (energia solar) em Camburi, que irá beneficiar a comunidade, permitindo que as pessoas paguem menos na conta de luz. Estamos atentos às necessidades habitacionais, ouvindo vocês e garantindo que essas experiências possam beneficiar a todos”, reforçou.

    Também presente na audiência, o ex-subsecretário de Habitação e atual subsecretário de Urbanismo, Bruno Marins, mencionou o compromisso contínuo com o aprimoramento das políticas públicas de habitação. “As propostas do plano estão em sintonia com o que a cidade necessita e alinhadas com a urgência de proporcionar o direito à moradia para todas as pessoas e integrá-las a esses centros urbanos bem estruturados”, declarou Bruno.

    Cícera Vânia da Silva Teixeira, moradora do Camburi e beneficiária do Programa Habitar, compartilhou suas percepções sobre as transformações na comunidade. “Muitas coisas aconteceram. Eu não tinha condições de reformar minha casa e hoje ela está linda. Agora temos nossa própria praça onde as crianças podem brincar, e uma quadra para jogar bola. Quero agradecer a esta gestão por todas as melhorias que alcançamos no Camburi”, expressou.

    O Plano de Habitação tem como público-alvo famílias com renda bruta mensal de até três salários mínimos em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em famílias chefiadas por mulheres com um grande número de crianças, idosos e pessoas com deficiência.

    O plano se divide em seis programas com as seguintes propostas: o Programa de Provisão Habitacional e o Programa de Locação Social, para atender à necessidade habitacional identificada; o Programa de Melhorias Habitacionais, para aprimorar as condições físicas das moradias e a qualidade de vida das famílias como resposta ao déficit qualitativo; o Programa de Regularização Fundiária e Urbanística, visando garantir segurança jurídica e o direito à cidade para a população de Maricá.

    Adicionalmente, o documento inclui o Programa de Monitoramento e Avaliação, bem como o Programa de Fortalecimento Institucional, que têm como objetivo acompanhar e aprimorar a política habitacional, promovendo a participação e a troca de experiências com a população.

    O documento está disponível no portal da Prefeitura de Maricá e para conhecer todas as propostas e diretrizes basta clicar no link https://abrir.link/V8HHg.

     

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui