A Prefeitura de Maricá está convocando os cadastros de reserva para preenchimento das 200 vagas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico e intermediário, uma iniciativa da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com a ONG Contato e o Instituto Federal Fluminense (IFF).
A convocação será por e-mail ou WhatsApp contendo todas as orientações referentes a entrega de documentos e prazos. Os candidatos devem entregar a documentação entre 5 e 10 de outubro, no Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), que estará disponível das 8h às 17h, na Rua Prefeito Odenir Francisco da Costa, quadra 81A, lt 10 A, Centro, ou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Avançado Maricá, em Ubatiba. Posteriormente os alunos com a matrícula efetiva serão inseridos em um grupo de WhatsApp correspondente à sua turma.
Ao todo 2.844 pessoas compõe o cadastro reserva do ano passado e o processo convocatório seguirá a ordem cronológica da inscrição, conforme divulgado anteriormente no site do CRPI (https://www.maricapoliticasinclusivas.com.br/noticias.php?id=310).
É necessário ser morador de Maricá e trabalhar no município.
Aula inaugural
A aula inaugural acontece no dia 21 de outubro no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), às 10h. As aulas terão início no dia 23 de outubro e serão ministradas no modo de ensino a distância (EAD). A capacitação terá carga horária total de 160 horas, encontros acontecendo uma vez por semana (duas horas por aula), e emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá. Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de libras, uma profissão em ascensão
Dados do Curso:
Alunos: Lista de espera dos inscritos do ano passado.
Requisito: ser morador de Maricá ou trabalhar em Maricá
Duração: 09 meses (sendo uma aula por semana com duração de 2h)
Modalidade: EaD (Via Zoom) + atividades extras presenciais
Cerimônia inaugural: 21/10/23 – 10h (Auditório do IFF)
Início das aulas EaD: 23/10/23