20.9 C
Maricá
sábado, novembro 23, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá tem menor taxa de roubo de veículos em 20 anos

    Maricá tem menor taxa de roubo de veículos em 20 anos

    Data:

    Últimas Notícias

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Foto: Marcos Fabrício

    A cidade de Maricá apresentou redução recorde nos principais índices de criminalidade de janeiro a setembro de 2023, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O destaque foi a redução do número de roubos de veículos que caiu 42% em relação ao mesmo período do ano de 2022. Foram 32 ocorrências em 2023 contra 55 registradas no ano passado. É o menor índice de toda a série histórica que corresponde aos últimos 20 anos.
    O número de ocorrências em Maricá vem caindo ano a ano. Para efeito de comparação, houve 116 casos de roubos de veículos entre janeiro e setembro de 2021.

    Segundo dados do sistema de metas utilizado pela Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop), baseado no ISP, em agosto de 2023, não foi registrado nenhum roubo de veículo, já em setembro, foram registrados quatro casos.

    O levantamento aponta ainda redução de 36% na taxa de letalidade violenta (que engloba homicídio doloso, lesão seguida de morte, latrocínio e morte pela polícia) em comparação com os números dos últimos 13 anos. Houve redução ainda de 19% em roubos de rua, levando-se em conta os dados dos últimos 10 anos no município, considerando sempre os nove primeiros meses do ano. Houve 192 casos em 2023 contra 237 do ano anterior.

    O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop) Julio Cesar Veras, ressalta a atuação da secretaria na redução dos índices criminais.

    “Os índices só começaram a ser acompanhados a partir de 2003, anteriormente não havia esse banco de dados. Nestes 20 anos de acompanhamento da série histórica de 2003, agosto foi o primeiro mês sem roubo de veículos. Vale destacar também que agosto e setembro não tivemos registros de crimes violentos no nosso município. O que indica que as forças de segurança pública vêm desempenhando um papel importante na contenção da atuação da criminalidade em Maricá”, analisou Veras.

    Atuação contínua

    A previsão é que os números permaneçam em queda na cidade com ações integradas da Seop, Guarda Municipal (GM), policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além das polícias Civil e Militar.

    “Trabalhamos com integração, com intensificação, com planejamento, nunca esquecendo que Maricá foi a 9ª cidade que mais cresceu em termos de número de habitantes no país considerando os dois últimos censos. Maricá está com quase 200 mil habitantes e conseguimos manter, e até reduzir os índices de criminalidade, de quando possuía uma população menor. Então a troca de informações entre os órgãos, as câmeras de segurança, do Centro de Operações de Segurança (Ciosp), a troca de informações sigilosas com a delegacia, compartilhamento do banco de dados, policiamento ostensivo, enfim, tudo isso vem nos ajudando”, destacou o secretário.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui