Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Presidente Lula lamenta execução de médicos na Barra: ‘Tristeza e indignação’

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula manifestou tristeza e indignação na manhã desta quinta-feira (5) pela execução de três médicos na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Uma das vítimas era irmão da deputada estadual por São Paulo, Sâmia Bomfim, e cunhado do deputado federal pelo Rio Glauber Braga, ambos do Psol. O presidente prestou solidariedade aos parlamentares e afirmou que a Polícia Federal, por determinação do ministro Flávio Dino, acompanha o caso. Os ministros da Justiça, Flávio Dino, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também se manifestaram.

“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso”, escreveu o presidente em posto na rede social X, antigo Twitter.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que conversou com o governador Cláudio Castro sobre o caso e que a Polícia Civil do Rio já realiza buscas que irão ajudar na investigação. A Polícia Federal também atua no caso.

Uma reunião do secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será realizada com a direção da PF e com o governo do Estado do Rio. O ministro, que está a caminho da Bahia, reiterou a solidariedade aos familiares de todas as vítimas.

O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha também se manifestou. Ele se disse “profundamente chocado com a execução dos médicos de SP no quiosque da Barra da Tijuca, no Rio”. Padilha afirmou que conhecia o professor Marcos Corsato, devido à faculdade de medicina da USP. E prestou seus sentimentos à deputada Sâmia Bomfim pela perda do irmão, Diego Ralf Bonfim, e aos familiares de Perseu Ribeiro Almeida. “Também torço pela rápida recuperação do médico Daniel Sonnewend Proença”, escreveu o ministro.

“É fundamental que este caso seja investigado com máxima rigorosidade para que os responsáveis por essa ação sejam devidamente punidos”, declarou Alexandre Padilha.

O médico ortopedista Diego Ralf de Souza Bomfim, 35 anos, morto a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, é irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) e cunhado do deputado federal Glauber Braga (PSOL). A vítima foi baleada junto com mais três colegas de profissão, dois deles também não resistiram.

O médico ortopedista Diego Ralf de Souza Bomfim, 35 anos, morto a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, é irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL). Ele foi baleado junto com mais três colegas de profissão, dois deles também não resistiram.

Morador de São Paulo, Diego estava no Rio para um congresso internacional de ortopedia junto com os médicos Marcos de Andrade Corsato, 62 anos, Perseu Ribeiro Almeida, 33, mortos no ataque, e Daniel Sonnewend Proença, 32, que está internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge após ser baleado.

De acordo com imagens registradas por câmeras de segurança da região, ao menos três suspeitos desceram de um carro e atiraram diversas vezes contra os profissionais de saúde. Um dos criminosos chegou a voltar para atirar mais em uma das vítimas que tentava se refugiar atrás do quiosque. No local, houve correria e desespero durante o ataque.

Segundo a Polícia Civil, a perícia foi realizada no local, testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas. Investigações estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime.

Diego de Souza Bonfim além de especialista em Ortopedia e Traumatologia, era especializado em reconstrução óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Essa não era sua primeira vez no Rio, em sua nas redes sociais, ele mostrou sua vinda à cidade com a companheira em maio deste ano. Nas fotos eles aparecem em pontos turísticos como o Cristo Redentor e Escadaria de Selarón, na Lapa.

Em nota, a USP lamentou o caso. “O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos”, disse.

Fonte: O DIA

Sair da versão mobile