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Pista seletiva da Avenida Brasil começa a operar neste sábado; veja como funciona

Demarcações no asfalto já indicam que pista seletiva é exclusiva para ônibus; a partir de janeiro, recebe também os BRTs — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Após um período de desativação durante obras, a pista seletiva da Avenida Brasil voltou a atividade neste sábado e vai operar 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa é uma das etapas para a implantação do BRT Transbrasil, com previsão de início de operações a partir de janeiro. Quando o sistema estiver operando plenamente, a via segregada será compartilhada entre ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais e os próprios BRTs. Veja como funciona:

 

Quais veículos podem trafegar na pista seletiva?

A pista seletiva da Avenida Brasil será exclusiva para os seguintes tipos de veículos:

  • Ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais).
  • Veículos de socorro, segurança e fiscalização (como bombeiros, ambulâncias, polícia e ordem pública).
  • Não serão permitidos carros comuns, táxis e vans.

Estima-se que cerca de 70 linhas expressas farão uso dessa faixa segregada inicialmente. O objetivo principal é reduzir o tempo de viagem dos ônibus, incentivando as pessoas a optarem pelo transporte público e, assim, melhorar o fluxo de tráfego na via.

 

Funcionamento da pista seletiva

Desde as 0h deste sábado (7), a pista da esquerda (junto à mureta) será dedicada exclusivamente para ônibus nos dois sentidos. A pista seletiva funcionará ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Trecho de implantação

A faixa seletiva será implantada entre as estações Vasco da Gama (no Caju) e Guadalupe, no sentido Zona Oeste. No sentido Centro, a via segregada se estenderá de Guadalupe à Rua Conde de Leopoldina, em São Cristóvão. No total, serão 22 quilômetros de pista segregada.

Pista seletiva na Avenida Brasil começa a funcionar no sábado, dia 7 de outubro — Foto: Editoria de Arte
Pista seletiva na Avenida Brasil começa a funcionar no sábado, dia 7 de outubro — Foto: Editoria de Arte

 

Divisão das pistas

A segregação da pista entre Guadalupe e o Trevo das Margaridas será feita com blocos de concreto ou “tartarugas” ao longo de 7 quilômetros. Os ônibus que entrarem na seletiva só poderão sair dela quando esse trecho terminar. Já entre o Trevo das Margaridas e o Caju, a segregação será feita com uma faixa branca contínua.

 

Carros comuns e BRTs

Inicialmente, a faixa será reservada exclusivamente para os ônibus comuns. A partir de janeiro de 2024, quando o BRT Transbrasil começar a operar, o trecho entre o Trevo das Margaridas e o Caju contará com duas faixas seletivas em ambos os sentidos, priorizando o BRT, enquanto a outra faixa será destinada aos ônibus comuns. Essa medida busca garantir a fluidez do transporte público na região.

 

Fiscalização e multas

A fiscalização será rigorosa a partir deste sábado (7), com 19 radares e 8 lombadas eletrônicas no trecho. Carros que invadirem a faixa seletiva cometerão uma infração gravíssima, resultando em multa no valor de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira de motorista. Poderão ser multados também aqueles que ultrapassarem a velocidade máxima de 70 km/h .Para informar os motoristas sobre as mudanças, faixas informativas e painéis eletrônicos foram instalados ao longo da Avenida Brasil.

 

Viadutos fechados para veículos comuns

Além dos 22 quilômetros de faixa seletiva para ônibus, é importante destacar que dois viadutos, anteriormente liberados para o tráfego em geral, agora estarão proibidos para veículos comuns. São eles:

  • Ramos: O Viaduto da Avenida dos Campeões será bloqueado e reaberto apenas em janeiro, destinado ao uso exclusivo do BRT. Motoristas que desejam chegar a Ramos devem acessar a Avenida Brigadeiro Trompowski até a altura da estação do BRT Maré, onde encontrarão um retorno.
  • Caju: O Viaduto da Treliça será de uso exclusivo para ônibus, permitindo acesso à Rodoviária e ao Túnel Marcello Alencar.

Avenida Brasil: pistas laterais e a seletiva têm velocidade máxima de 70 km/h; nas demais faixas da pista central, o limite é de 80 km/h. Invasão da seletiva será infração gravíssima — Foto: Editoria de Arte

BRT Transbrasil em Janeiro

Quando a Transbrasil entrar em operação, a pista seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus seguirão podendo utilizar a via, mas compartilhando o espaço com os articulados “amarelinhos”. Em virtude do aumento do número de coletivos, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista em ambos os sentidos.

Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT. De acordo com a secretária de Infraestrutura (SMI), a maior parte das obras do Transbrasil já está concluída, incluindo 18 estações e 4 terminais. O investimento total no projeto Transbrasil é de R$ 1,9 bilhão.

Fonte: EXTRA

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