Parceria já atendeu cerca de 3.400 pessoas e foi renovada por mais dois anos
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) celebraram, nesta segunda-feira (9/10), contrato para a execução de oficinas e seminários de capacitação aos fazedores de cultura fluminenses. O acordo tem duração de dois anos e promove a manutenção da operação, que já vinha sendo realizada desde 2021.
A parceria, promovida por meio da Escola da Cultura – programa da Sececrj -, tem como objetivo capacitar os fazedores de cultura e qualificá-los para o mercado, aperfeiçoando seus conhecimentos dentro das temáticas propostas, para uma melhor gestão dos recursos captados via editais e leis de incentivo. A partir deste ano, também será criado um e-book com as especificidades para elaboração de um portfólio cultural, que será disponibilizado para os participantes do ciclo formativo.
“A Escola da Cultura foi criada para promover inclusão social e qualificação dos agentes de cultura do estado. É uma política pública que atua na geração de emprego, renda e oportunidade para as pessoas. Renovar essa parceria com o Sebrae nos dá a certeza de poder continuar atendendo, de forma ampla e democrática, todos que queiram se especializar no tema”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Desde 2021, mais de 3 mil pessoas foram atendidas através da parceria entre Escola da Cultura e Sebrae. O ciclo formativo deste ano, que começou em setembro, já alcançou cerca de 400 pessoas até o início de outubro. Nos próximos meses, serão realizados seminários presenciais em cada uma das dez regiões do estado.
“Nossa intenção ao criar a Escola da Cultura foi de garantir apoio aos municípios, incentivando atividades em todo o estado. O impacto na economia local e na geração de renda tem sido de grande importância desde o início do programa”, destaca a subsecretária adjunta e diretora da Escola da Cultura, Claudia Viana.
Inscrições abertas
Atualmente, a parceria está com vagas para as oficinas de Gestão de Projetos Culturais. A carga horária tem duração de quatro horas, dividida em dois encontros de duas horas, de forma on-line. As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/
Durante o processo de formação, os participantes ainda terão acesso aos seguintes temas, de forma on-line e presencial: Elaboração de Projetos Culturais, Gerenciamento de Projetos, Captação de Recursos, Prestação de Contas, Marketing Digital, Fundamentos de Finanças Empresariais, Como Formalizar o seu Negócio, Portfólio Artístico e Comprovação de Atuação Cultural.
Cada inscrição é feita de maneira individual em cada módulo. Os interessados nos temas podem entrar em contato pelo e-mail escoladaculturarj@