Um cidadão mexicano de 19 anos foi detido pela Polícia Federal por envolvimento no tráfico transnacional de drogas, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim na manhã desta segunda-feira (9), portando cerca de 4 kg de metanfetamina em sua bagagem. A droga foi apreendida pela Receita Federal, sendo encontrada em um compartimento oculto na bagagem do passageiro. A prisão em flagrante foi realizada pelos agentes da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN).
O jovem chegou procedente da Cidade do Panamá, com escala em Guadalajara, sua cidade natal no México. A Receita Federal avaliou o valor da droga em USD 200.000,00, equivalente a R$ 1.030.000,00.
O indivíduo, cuja identidade não foi revelada, foi encaminhado ao sistema prisional do estado e irá responder pelo crime de tráfico transnacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.
Fiscalização reforçada nos aeroportos e portos do Rio:
A Polícia Federal intensificou a fiscalização nos aeroportos e portos do Rio nesta segunda-feira (9), contando com o auxílio de cães farejadores. O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) também está participando da operação com embarcações blindadas operando na Baía de Guanabara.
A corporação informou que serão conduzidas diversas fiscalizações em voos comerciais, incluindo a inspeção de passageiros, tripulantes, embarcações, aeronaves e bagagens.
Essas ações visam apoiar a megaoperação realizada na manhã de hoje no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Segundo o Governo do RJ, mais de mil agentes estão envolvidos na operação, que também se estende à Vila Cruzeiro, dentro do Complexo da Penha, e na Cidade de Deus, na Zona Oeste. A ação tem como objetivo cumprir mais de 100 mandados de prisão, incluindo membros da cúpula do Comando Vermelho (CV) envolvidos em disputas territoriais, conforme informado pelas polícias civil e militar.