21.6 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaMoradores denunciam casas invadidas pela PM durante operações na Maré

    Moradores denunciam casas invadidas pela PM durante operações na Maré

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte, relatam invasões de residências por parte de policiais militares do Bope durante a megaoperação que adentrou seu terceiro dia nesta quarta-feira (11). Em uma coletiva de imprensa, o governador Cláudio Castro e o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos encorajaram a população a denunciar possíveis abusos cometidos pelos agentes, assegurando que a Corregedoria da PM irá investigar cada denúncia.

    Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma casa completamente revirada na Vila do João, alvo da operação Maré. A denúncia aponta que a invasão ocorreu ainda nesta quarta-feira (11). Uma postagem sobre o caso afirma: “Ontem foram na casa da minha amiga, falaram que ela era mulher de bandido, hoje foram lá de novo e fizeram maior zona, quebraram tudo na casa dela”.

    Na segunda-feira (9), novas imagens indicam que outra residência foi alvo de revista, desta vez na Nova Holanda. Outra imagem das operações mostra policiais do Bope apontando um fuzil para dentro da casa de um morador do Complexo da Maré.

    O terceiro dia consecutivo da Operação Maré tem como foco o Complexo do Chapadão, as comunidades da Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica Pau, localizadas no Complexo do Israel, além da Vila do João, Vila dos Pinheiros, Timbau, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue, na Maré. Segundo o Governo do Estado, esta fase visa a prisão de criminosos que fugiram para outras comunidades, o cumprimento de mandados de prisão e a retomada de territórios. Até o momento, seis fuzis foram apreendidos e nove pessoas foram presas.

    Durante a coletiva na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro do Rio, na manhã desta quarta-feira (11), Castro reforçou o compromisso de punir os policiais envolvidos em casos como estes.

    O procurador-geral da Justiça Luciano Mattos acrescentou que os canais do Ministério Público no site estão abertos 24 horas para receber denúncias de moradores.

    A Polícia Militar, ao ser contatada, informou que o Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) está ciente do ocorrido por meio de vídeos publicados nas redes sociais e está analisando as gravações para identificar qualquer envolvimento de agentes da corporação no incidente relatado.

    “As ações das equipes seguem critérios técnicos e planejamento prévio, sempre em conformidade com a legislação vigente. Ressaltamos que o comando da SEPM não compactua com desvios de conduta ou crimes cometidos por policiais militares, e pune com rigor os envolvidos quando os fatos são comprovados”, afirmou em comunicado.

    Para denúncias, a corporação sugere que os moradores entrem em contato através do telefone (21) 2334-6045 ou pelo e-mail [email protected]. A Corregedoria Geral também pode ser contatada pelo telefone (21) 2725-9098 ou através do site https://www.cintpm.rj.gov.br/. O anonimato é garantido.

    A Operação Maré, fruto do trabalho integrado das forças de segurança nos últimos dois dias, resultou na prisão de 17 criminosos, na apreensão de mais de meia tonelada de maconha e drogas sintéticas, assim como de 100 quilos de pasta base de cocaína. Além disso, foram confiscadas armas e 98 veículos, e 10 toneladas de barricadas foram removidas das ruas. Os moradores da Maré também tiveram o acesso à piscina do Complexo Esportivo da comunidade restabelecido. A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), que colabora na ação, confiscou 58 aparelhos celulares em Bangu 3 e 4.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui