Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Operação na Maré tem 24 presos e seis fuzis apreendidos em três dias

A megaoperação conduzida pelas forças de segurança pública para capturar criminosos no Complexo da Maré está em seu terceiro dia, resultando até o momento em 24 prisões, sendo 12 delas realizadas nesta quarta-feira (11). Além disso, foram apreendidos seis fuzis e três pistolas. Nos presídios do estado do Rio, foram recolhidos 248 celulares e 2kg de drogas. As ações abrangeram as áreas da Maré, Chapadão e Cidade Alta, e é importante ressaltar que não houve fatalidades durante a operação.

No entanto, as autoridades ainda não têm informações sobre quantos dos detidos possuíam mandados de prisão expedidos ou se exerciam liderança em facções criminosas. O balanço foi divulgado no início da tarde desta quarta-feira (11) no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, na Cidade Nova, Região Central do Rio.

O porta-voz da PM, coronel Marco Andrade, reforçou que a operação é baseada em inteligência e tecnologia para garantir resultados seguros para a sociedade. Ele destacou que desde o início da operação, houve um prejuízo de mais de R$ 20 milhões para as facções criminosas, que causam instabilidade na sociedade.

Andrade salientou: “É importante lembrar que tráfico de drogas, armas e outros crimes são negócios. Interferir no retorno financeiro dessas facções desestabiliza para que elas parem de cometer os crimes”.

As forças de segurança também removeram três toneladas de barricadas em 17 pontos distribuídos pela Maré, Cidade Alta e Chapadão. Os bloqueadores de sinal nos presídios estaduais continuam em operação.

No que se refere a denúncias de abusos, o porta-voz da PM assegurou que estão sendo investigadas pela corregedoria e reforçou a importância de que os policiais ajam dentro da lei.

A Operação Maré representa um esforço integrado das forças de segurança e já resultou na prisão de 17 criminosos, na apreensão de mais de meia tonelada de maconha e drogas sintéticas, assim como de 100 quilos de pasta base de cocaína. Armas e 98 veículos também foram apreendidos, e 10 toneladas de barricadas foram removidas das ruas. Adicionalmente, os moradores da Maré recuperaram o acesso à piscina do Complexo Esportivo da comunidade. A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), que colabora na ação, confiscou 58 aparelhos celulares em Bangu 3 e 4.

Sair da versão mobile