O Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED) da Prefeitura de Maricá já concluiu a demolição de 52 residências no bairro Pedreiras, na área conhecida como Beira Rio. Essas construções foram erguidas de forma irregular nas proximidades do Rio Mumbuca, um dos principais rios da cidade, que percorre diversos bairros antes de desaguar na Lagoa de Maricá.
Na presente semana, mais casas foram demolidas. Devido às limitações de acesso, não foi necessária a utilização de máquinas. A equipe empregou marretas para a demolição de dois imóveis no trecho 3, os quais estavam erguidos de maneira irregular dentro da faixa marginal de proteção do Rio Mumbuca.
“Já procedemos com a demolição de 52 moradias nessa localidade, e as famílias já estão sendo realocadas por meio do programa de locação social. Somente neste trecho, já temos aproximadamente 300 famílias reassentadas”, informou Carlos Olavo, agente social da Secretaria de Habitação e Reassentamentos Humanos. A ação contou com a participação das secretarias de Urbanismo e Habitação, em colaboração com a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
O entulho proveniente da área demolida foi recolhido por caminhões da Somar. Após a remoção, terá início o processo de preparação do terreno para a pavimentação do trecho, visando a criação de uma nova via de acesso à rodovia RJ-106. Na área do Mumbuca, a faixa marginal de proteção também será revestida com enrocamento de pedras, da mesma forma que foi feito no trecho entre Pedreiras e Parque da Cidade. Posteriormente, os trabalhos de recuperação seguirão com a pavimentação e o paisagismo.
Com informações de Maricá Info.