Espaço Agrofamiliar conta com cursos para agricultores do município — Foto: Divulgação
Uma parceira entre a prefeitura de Itaguaí e a empresa Vale permitiu a realização de uma obra no Espaço Agrofamiliar de Itaguaí. No local funciona o Projeto Agrocozinha do Produtor, que oferece cursos de capacitação para produção de doces, principalmente utilizando a banana, que é uma fruta produzida no município.
No Espaço Agrofamiliar, o produtor aprende a manusear os equipamentos e produzir com técnicas e higiene adequadas. Segundo o secretário de Agricultura do município, Carlos Kifer, o projeto utiliza uma didática produtiva, para mostrar que é possível produzir com qualidade, mesmo com uma instalação simples.
— O propósito é mais didático do que produtivo. Multiplicar conhecimento, inovação tecnológica, mostrar que com uma estrutura simples é possível produzir alimentos de qualidade — destacou Kifer.
A parceria com a Vale permitiu a reforma física do local, com a doação de materiais por parte da empresa, enquanto a prefeitura de Itaguaí ofereceu a mão de obra. O espaço também é destinado à produção de diversos doces feitos com a banana de Itaguaí e conta com a orientação de nutricionistas, engenheiros químicos e de alimentos.
A iniciativa conta ainda com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e a Secretaria de Agricultura do estado.
As matrículas são realizadas presencialmente na sede da Secretaria de Agricultura de Itaguaí.
Fonte: EXTRA