Agentes do Bope em treinamento. Imagem foi publicada em matéria do Daily Star — Foto: Daily Star/Reprodução
O jornal britânico Daily Star publicou nesta terça-feira, em seu site, uma matéria em que reúne uma curta lista de cidades no mundo que são consideradas “mais perigosas” para turistas. A breve relação traz Acapulco, no México; Kingston, capital da Jamaica; e Rio de Janeiro, no Brasil. Os três destinos são citados num levantamento feito pela Armormax, uma empresa de veículos blindados, feito há um ano. A listagem tem 22 destinos, sendo quatro deles classificados como tendo o principal risco a atividade criminal. Na publicação inglesa, Bangkok, na Thailândia, não é citada, embora também classificada dessa forma.
Ao falar sobre o Rio, a publicação destaca que ser apontada como perigosa para turistas, dada a atividade criminal, pode surpreender por “ser um dos destinos turísticos mais populares do mundo” e por ter uma das maravilhas do mundo, o Cristo Redentor.
Após listar uma série de belezas da cidade, como as praias, o tempo, a boa gastronomia e as noites de carnaval, o texto destaca ser “inseguro deixar os limites de seu hotel” e fala sobre o índice de criminalidade.
Segundo a publicação inglesa, o governo do Reino Unido destaca, sobre viagens ao Brasil, que “apesar dos altos níveis de criminalidade, a maioria das visitas ocorre sem problemas” e que a criminalidade tem alto nível, em especial nas grandes cidades. Sobre o Rio, destaca ser provável ver “uma forte presença policial nas ruas” e alerta sobre fraudes com cartões bancários, inclusive clonagem. Ainda é aconselhado evitar a trilha do Corcovado até o Cristo Redentor devido a relatos de assaltos à mão armada.
Além do texto falando sobre o Rio de Janeiro, a publicação inglesa traz quatro fotos de cenas na cidade. Na primeira delas, um policial civil armado está, segundo a legenda, na favela do Jacarezinho numa operação de combate ao tráfico de drogas. Na imagem seguinte, um policial militar anda armado no Complexo da Maré enquanto pessoas estão sentadas à mesa numa das ruas. A legenda destaca que a região é “um dos maiores complexos de favelas no Rio”.
Em outra, dois agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) aparecem em treinamentos, armados, pendurados em cordas. Ao fundo, uma das paisagens cariocas mais características, com parte do Pão de Açúcar aparecendo.
Na quarta foto, uma mulher com um bebê de colo passa próximo a um militar armado. Segundo a legenda, o registro foi na Rocinha, na Zona Sul da cidade. A favela foi uma das que recebeu agentes durante a intervenção federal, em 2018.
Na lista feita pela Armormax, que não consta na matéria do Daily Star, outras cidades aparecem como perigosas pelo índice de acidentes de carro, hipotermia, queda de penhascos, potencial de radiação e criaturas venenosas.
Fonte: EXTRA