19.7 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSecretaria de Políticas Inclusivas realiza ações em Itaipuaçu e Centro

    Secretaria de Políticas Inclusivas realiza ações em Itaipuaçu e Centro

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Foto: Gabriel Ferreira

    A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá realizou, nesta terça-feira (17/10), ações em dois locais diferentes da cidade. Pela manhã, uma equipe do projeto Escritório Social Itinerante foi até o residencial Carlos Marighella, condomínio do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Itaipuaçu. Na parte da tarde, a secretaria promoveu atendimento na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, por meio da ação itinerante do programa Orientando para Incluir.

    Na quinta-feira (19/10), o Escritório Itinerante estará no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, o ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Inoã, de 8h às 12h.

    Nas duas ocasiões de hoje os moradores tiveram à sua disposição uma série de serviços, entre esses, emissão de documentos pessoais, qualificação profissional e orientação jurídica. A novidade é o cadastro para pessoas com deficiência e seus cuidadores, iniciado em agosto e que já tem mais de 2 mil inscritos.

    De acordo com a coordenadora Eliane Ferraz, este novo cadastro vai avaliar a situação de cada pessoa assistida e buscar benefícios voltados para esse público. Há também o serviço de reinserção de pessoas egressas do sistema penitenciário, que atualmente atende a cerca de 310 pessoas que já cumpriram pena e buscam ressocialização. Um dos atendidos na ação teve a liberdade concedida há cerca de quatro meses e buscava retirar novos documentos.

    “Alguns desses jamais tiraram nem mesmo CPF, porque passaram a vida inteira no crime. Nossa intenção é facilitar a reintegração dessas pessoas na sociedade. Queremos facilitar a vida do cidadão trazendo esses serviços que, muitas vezes, se tornam distantes”, explicou Eliane.

    No residencial Carlos Marighella, uma das pessoas atendidas foi Elane de Jesus, de 35 anos. Ela foi buscar informações para tirar os documentos dos dois filhos e também sobre o cadastro para PCDs. “Eu cuido do meu sogro, que mora comigo, e vim saber mais sobre esse cadastro. Mesmo com nossos ônibus grátis, muitas vezes a pessoa tem dificuldade de se deslocar até o centro para resolver essas questões. Que bom a prefeitura trazer isso para perto de nós”, celebrou Elane.

    Orientação jurídica no Centro

    Na parte da tarde, a secretaria promoveu na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, uma ação também itinerante do programa Orientando para Incluir. O objetivo da ação foi levar acesso à população com serviços judiciários com orientação do Núcleo de Orientação Jurídica de Maricá.

    “Nós já percebemos o desafogamento do judiciário aqui no município, pois muitas demandas que seguiam direto para a Defensoria Pública a gente consegue sanar, encaminhando para a Secretaria de Defesa do Consumidor. Com isso, temos um resultado ultra positivo que nos deixa extremamente felizes e motivados a continuar com a oferta desse serviço. Hoje, nós já temos mais de 200 atendimentos”, explicou Eliane.

    Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas

    A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.

    A pasta possui três equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos, são eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), Núcleo de Orientação Jurídica, Núcleo de Acolhimento, Núcleo de Segurança Alimentar, Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Núcleo de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, Núcleo de Articulações com as Minorias e Núcleo de Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.

    A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, no Parque Eldorado. Mais informações pelo telefone (21) 97116-9511 ou pelo e-mail [email protected].

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui