22.3 C
Maricá
quarta-feira, novembro 13, 2024
More
    InícioHora NewsMaricá: PL pode escolher Marcelo Delaroli para disputar prefeitura em 2024

    Maricá: PL pode escolher Marcelo Delaroli para disputar prefeitura em 2024

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá Bier Fest retorna com edição especial em 2024

    Começa nesta quinta-feira, 14 de novembro, na quarta edição...

    Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Maricá acontece em novembro

    A Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação...

    Fechamento de retorno na RJ-106 para obra do elevado no bairro do Flamengo

    A Prefeitura de Maricá informou que, nesta quarta-feira (13/11),...

    Maricá ganhará Aquário assinado por Oscar Niemeyer

    O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), prefeito eleito de...

    Reeditando uma eleição que ocorreu há mais de uma década, Maricá se prepara para as eleições de 2024 com dois nomes de peso na política regional: Washington Quaquá (PT) e Marcelo Delaroli (PL).

    Washington Quaquá, atual Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, governou Maricá por oito anos, sendo responsável pela eleição do seu sucessor, Fabiano Horta, que desfruta de uma aprovação impressionante de cerca de 85%. Quaquá se apresenta como pré-candidato a prefeito, enfatizando seu desejo de projetar Maricá no cenário mundial.

    Do outro lado, encontramos o atual prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, vitorioso nas eleições de 2020 com o apoio do próprio PT de Quaquá e Horta. Em Itaboraí, Marcelo endossaria a candidatura de seu irmão, o deputado estadual Guilherme Delaroli, que obteve mais de 57 mil votos apenas naquela região nas eleições de 2020.

    De acordo com informações da coluna de Berenice Seara, do jornal Extra, uma pesquisa indica que Marcelo Delaroli está à frente do deputado estadual Filippe Poubel (PL) como o candidato preferido para concorrer em Maricá. É relevante lembrar que, nas eleições de 2022 para presidente e governador, a maioria dos eleitores de Maricá votou nos candidatos do partido, conferindo mais votos a Jair Bolsonaro e Claudio Castro, respectivamente.

    A rivalidade entre Marcelo Delaroli e Quaquá é duradoura. Em 2008, protagonizaram sua primeira eleição como adversários, na qual Quaquá emergiu vitorioso como favorito, enquanto Delaroli dava início à sua trajetória política. Em 2012, o atual prefeito conquistou sua reeleição, apesar de uma alta taxa de rejeição, tendo passado por um processo de impeachment.

    Marcelo se candidatou pela terceira vez em Maricá em 2016 e foi derrotado por Fabiano Horta, que contava com o apoio de Quaquá. Entretanto, em 2020, aliado ao grupo político que antes era seu adversário, venceu em Itaboraí com uma plataforma de governo inspirada nas práticas bem-sucedidas de Maricá, incluindo o transporte público gratuito e a moeda social.

    Após 2020, Quaquá e Delaroli romperam suas relações e o grupo do PT no governo de Itaboraí foi desfeito. Quaquá, então, buscou novas alternativas de apoio na cidade, optando por sua ex-mulher, a deputada estadual Zeidan (PT), como forma de confrontar os Delaroli.

    O PT, liderado por Horta e Quaquá, desponta na corrida eleitoral em Maricá devido às políticas sociais implementadas na última década. O programa Renda Básica da Cidadania (RBC), conhecido como Bolsa Mumbuca, beneficiará aproximadamente 90 mil pessoas, e a tarifa zero foi ampliada para toda a cidade. Maricá experimentou um notável crescimento populacional nos últimos anos, passando de 127 mil para 197 mil habitantes de acordo com dados do IBGE.

    O eleitorado, que em 2012 era de 84 mil, atingiu a marca de 148 mil em setembro de 2023, demonstrando um aumento significativo. Nas redes sociais, o deputado federal e ex-prefeito Quaquá ironizou seu adversário em um vídeo, afirmando que Marcelo sairá derrotado nas duas cidades.

    Com informações de Maricá Info.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui