Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Após dia de caos, veja como está circulação de BRTs, ônibus e trens no Rio

A carcaça de um ônibus incendiado em Pedra de Guaratiba — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Na manhã seguinte ao caos promovido por milicianos na Zona Oeste do Rio, quando 35 ônibus e um trem foram incendiados, os cariocas enfrentam uma manhã ainda com resquícios do que foi provocado pelo rastro de destruição.

O prefeito Eduardo Paes vem atualizando a situação em seus perfis em redes sociais.

  • BRT

Paes afirmou que, mesmo com os ataques a cinco estações do BRT, todas as estações estão operando, exceto a Vendas de Varanda, que precisará ter componente estruturais trocados. A liberação deve ocorrer em uma semana.

De acordo com Paes, Transoeste e Cesário operam, mas o maior problema é com relação aos “diretões”.

“A gente está com a Transoeste circulando bem desde as primeiras horas do dia, com as deficiências que ela ainda tem antes que a gente consiga entrar com os ônibus novos ali. A operação dos ‘diretões’ atrasou hoje”, disse em postagem em rede social.

  • TRENS

A circulação dos trens expressos para a Central do Brasil e dos trens que partem exclusivamente a partir da estação Campo Grande — os chamados trens especiais. Trens para a Central operam com intervalos de 15 minutos.

Veja a situação por ramais:

Ramal Deodoro – Santa Cruz (pico de 5h às 8h). Entre Central do Brasil e Santa Cruz – intervalo médio de 15 minutos

Ramal Japeri (pico de 5h às 8h). Entre Central do Brasil e Japeri – Intervalo médio de 10 minutos

Ramal Belford Roxo (pico de 5h às 8h). Intervalo médio de 24 minutos

Ramal Saracuruna (pico de 5h às 8h). Central a Gramacho – intervalo médio de 20 minutos. Gramacho a Saracuruna – intervalo médio de 25 minutos

  • ÔNIBUS

O prefeito Eduardo Paes afirmou que a operação começa a normalizar na Zona Oeste. De acordo com ele, os primeiros ônibus já seguiram para Santa Cruz, com linhas com destino ao Centro e ao metrô Coelho Neto.

A Viação Pégaso, porém, ainda não liberou ônibus para circularem, segundo Paes. Apenas coletivos do tipo frescão estão em operação. As áreas mais afetadas são o lado norte de Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Paciência e Santa Cruz.

Segundo Paes, a circulação dos ônibus normais no início da manhã era de 50% da frota, mas por volta de 7h30 já era de 80%.

Fonte: EXTRA

Sair da versão mobile