26 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioComunidade do Alemão, em Petrópolis, recebe Sistema de Alerta e Alarme Alternativo...

    Comunidade do Alemão, em Petrópolis, recebe Sistema de Alerta e Alarme Alternativo por apitos

    Data:

    Últimas Notícias

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...
    Técnicos estiveram na comunidade do Alemão para implementar o sistema — Foto: Divulgação

    A pouco menos de dois meses para o início do verão, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis começou a preparar a comunidade do Alemão para a temporada de chuvas. Segundo a prefeitura, o local foi escolhido, a partir de um estudo técnico, para a instalação de apitadores em caso de necessidade do acionamento do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos.

    Ainda conforme o município, esta é a segunda localidade contemplada com o sistema, que já é implantado na região do Floresta. Ao comentar sobre a instalação dos apitadores, o prefeito Rubens Bomtempo destacou que ele “salvou vidas” durante as chuvas de 2022.

    — Área onde não perdemos nenhuma vida graças à eficácia do sistema alternativo por apitos e o engajamento dos Nudecs (Núcleos comunitários de Defesa Civil). Para o verão 2024, estamos ampliando esse sistema para mais uma comunidade, trabalhando a conscientização para preservar vidas — disse o prefeito.

    Durante a ação, foi realizado o teste sonoro dos apitos e a demarcação dos pontos de posicionamento dos moradores. O município informou que quem mora na região poderá realizar um treinamento para integrar o Nudec. Estes serão previamente capacitados como apitadores, para mobilizar a população de áreas de risco em emergência.

    De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, é necessário reforçar a importância do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo por apitos, uma vez que ele amplia os mecanismos de alerta sobre a chegada de chuva forte antecipadamente. A medida te como inspiração um mecanismo similar, o Sistema de Alerta Temprano, adotado para emergências em Cuba.

    — O sistema prevê que a comunidade, previamente treinada, possa se antecipar e agir para garantir a segurança da população local — reforçou o secretário.

    A iniciativa, destaca a prefeitura de Petrópolis, visa a mobilização antecipada das comunidades vulneráveis em caso de chuvas intensas, dando protagonismo à participação comunitária, em parceria com a Secretaria municipal de Proteção e Defesa Civil. Durante o processo de implementação do sistema também são realizadas ações de capacitação sobre percepção de risco geológico e estrutural, noções básicas de meteorologia, construção dos mapas de rotas de fuga através do mapeamento participativo e sinalização das rotas de fuga.

    — Estamos no momento de estruturação do sistema. Posteriormente vamos treinar os representantes do Nudec e concluir o trabalho com um simulado envolvendo toda a comunidade. Com isso, buscamos fortalecer as ações de preparação nas comunidades antes do verão — finalizou o tenente-coronel Marcelo Abreu, diretor técnico operacional da Defesa Civil de Petrópolis.

    Fonte: EXTRA

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.