23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioGoverno Federal deve anunciar novas medidas de segurança para o Rio nesta...

    Governo Federal deve anunciar novas medidas de segurança para o Rio nesta semana

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
    Ônibus destruído próximo a Estação Pingo D'água, em Guaratiba. Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O DIA

    O Governo Federal deve anunciar ainda nesta semana novas medidas de segurança pública para o Rio de Janeiro. Na última quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a crise de segurança pública na cidade não é assunto de responsabilidade apenas dos governos locais, mas sim um “problema do Brasil”.

    Os ministros Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio Monteiro (Defesa) devem se reunir nesta segunda-feira (30) para discutir a atuação do governo no combate ao crime organizado no Rio. O governo tem avaliado que o crime deixou de ser apenas estadual e entende que é preciso atuar, com estratégias de inteligência, de forma conjunta para o combate ao crime organizado.

    Na última semana, os ministros já haviam se reunido para discutir a crise depois do ataque aos 35 ônibus na Zona Oeste. A morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, o Faustão, desencadeou os ataques. Após o encontro, Dino citou que as propostas para a área serão focalizadas em segurança de fronteiras terrestres, portos e aeroportos.

    Dino mencionou como provável ação do governo um aumento de investimento em tecnologia na área da segurança pública Ele disse que a violência no Rio de Janeiro não é falta de plano, e para ser combatida são necessárias ações de inteligência, mais tecnologia e descapitalização das organizações criminosas.

    O ministro da Justiça disse, ainda, que o efetivo da Força Nacional de Segurança destacado para tentar controlar a situação já está no Estado. Ao todo, o efetivo que reforça o policiamento nas rodovias federais é de 545 agentes federais, sendo 240 da Polícia Rodoviária Federal, e 305 da Força Nacional. O envio das tropas havia sido autorizado pelo ministro da Justiça no dia 2 deste mês. Além dos 305 homens, o Ministério destinou R$ 247 milhões como investimento para a segurança do Rio e 50 viaturas da Força Nacional.

    Ataques na Zona Oeste

    Em apenas um dia, a cidade teve o maior número de ônibus queimados de sua história, segundo o Rio Ônibus. O município chegou a ficar em estágio de atenção.

    Os ataques foram promovidos por milicianos após a morte de Matheus da Silva Rezende, o ‘Faustão’, em operação da Polícia Civil na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz. Ele era sobrinho de Zinho e era preparado para ser o sucessor do tio. Conhecido como ‘Senhor da guerra’, Faustão era apontado pela Polícia Civil como o elo da milícia com o tráfico.

    Com os incêndios mais de 2,5 milhões de passageiros que utilizam as linhas municipais e intermunicipais, e cerca de 2 mil usuários do BRT foram prejudicados. Os principais bairros afetados foram Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho. Nestes locais, pneus também foram incendiados e serviram como barricadas para impedir a passagem das polícias Civil e Militar.

    Fonte: O DIA

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui