26 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáOutubro Rosa: Maricá adquire mamógrafo digital e dobrará capacidade de exames

    Outubro Rosa: Maricá adquire mamógrafo digital e dobrará capacidade de exames

    Data:

    Últimas Notícias

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...
    Foto: Elsson Campos

    O prefeito Fabiano Horta, assinou na segunda-feira (30/10) o contrato de aquisição de um mamógrafo digital, que dará mais agilidade ao fluxo de exames de imagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com a aquisição do equipamento de ponta, o município passará a oferecer aproximadamente 700 mamografias por mês à população, mais do que o dobro do quantitativo mensal anterior, que era de cerca de 300.

    O mamógrafo funcionará no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), no Centro, realizando exames marcados pela Central de Regulação do município. A previsão é que ele entre em operação em, no máximo, 120 dias, prazo necessário por conta dos procedimentos de entrega e instalação do equipamento importado.

    É importante lembrar que Maricá conta com a oferta de mamografias através de serviço contratualizado, que segue em operação e se soma ao novo equipamento adquirido. Assim, será reduzida a fila de espera pelo exame com efetividade e garantida mais qualidade de vida às pessoas que necessitam da análise da situação das mamas.

    Fabiano Horta ressaltou a importância do município ter um mamógrafo próprio e seu impacto para reduzir a espera pelo procedimento.

    “No mês de prevenção ao câncer de mama, assinamos o contrato de aquisição do nosso mamógrafo, que possibilita ampliar a oferta e reduzir a fila de espera, que será zerada no médio prazo. Esperamos que, entre dois e três meses, o mamógrafo já esteja instalado, visto que há um prazo para entrega e instalação. Vale lembrar que já será publicada a sua aquisição e seguimos trabalhando muito na área da saúde”, afirmou o prefeito.

    A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou o papel fundamental do novo equipamento e a ampliação da oferta.

    “A aquisição do mamógrafo é um enorme ganho para o município, nos permitindo ampliar as mamografias oferecidas e promover uma vida plena, simbolizando nossa mobilização pelo Outubro Rosa. Anteriormente, tínhamos um serviço terceirizado, mas que, diante do aumento populacional, não atende mais a demanda crescente. Por isso, essa compra fará a diferença, possibilitando uma grande ampliação da oferta dos exames por mês”, acrescentou.

    Novos equipamentos para o CDT

    O moderno mamógrafo digital que será direcionado ao município possui sistema para biópsia mamária e estereotaxia (biópsia orientada por radiografia), além de braço giratório totalmente motorizado incluindo tubo de raios-x, gerador, dispositivo de compressão e detector.

    Além do mamógrafo, o Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) receberá, em breve, um raio-x móvel, ultrassom e dois biombos plumbíferos. Esses equipamentos contribuem para qualificar ainda mais a assistência oferecida no espaço, que oferece diversos exames e atendimentos especializados à população, agendados por meio da Central de Regulação do município.

    Ações contínuas pela saúde das mulheres

    No município, a porta de entrada para atendimentos, tratamentos e exames em toda a rede de saúde é a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, ou seja, a mais próxima do endereço de residência, onde há ações focadas na Saúde da Mulher. Em Maricá, são 26 USF distribuídas pelos quatro distritos da cidade e, durante o Outubro Rosa, foram realizadas diversas atividades descentralizadas nesses espaços, como rodas de conversa, sala de espera temática e dinâmicas de conscientização, direcionadas às cadastradas em cada uma.

    Lembramos que nas USF é realizado o exame citopatológico, também conhecido como papanicolau, que detecta alterações nas células presentes no colo do útero, ajudando no diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

    Além disso, a Secretaria de Saúde está realizando mutirões aos fins de semana, disponibilizando transporte às mulheres agendadas para mamografia no Rio Imagem, garantindo o deslocamento aos sábados e domingos até o espaço que fica na capital fluminense. Somente em um fim de semana, mais de 70 pessoas foram transportadas com esse objetivo.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.