Foto: Clarildo Menezes
A Prefeitura de Maricá iniciou nesta terça-feira (31/10) o cadastramento para o “Auxílio Recomeço”, um programa destinado exclusivamente às vítimas do temporal que atingiu a cidade em 5 de outubro, principalmente em Itaipuaçu, nas regiões do Jardim Atlântico Leste, Oeste e Central. Cerca de 250 moradores procuraram o local de inscrição na manhã desta terça-feira para se cadastrar e esclarecer dúvidas. Devido ao feriado de Finados, o atendimento será realizado também na quarta-feira (01/11) e na segunda-feira (06/11).
O benefício consiste em um pagamento único de cinco mil mumbucas (equivalente a R$ 5 mil). Serão priorizados os moradores das localidades Jardim Atlântico Leste, Oeste e Central, em Itaipuaçu, que tenham uma renda familiar total inferior a cinco salários mínimos. O programa visa auxiliar na reparação de imóveis danificados, na recuperação de negócios e na realocação de mercadorias, com o objetivo de preservar a economia local.
O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, ressaltou que o auxílio não só estimula a economia da cidade ao ser pago em moeda mumbuca, mas também oferece suporte essencial às pessoas que tiveram suas casas e pequenos comércios afetados. O “Auxílio Recomeço” já foi utilizado de forma emergencial em abril de 2022 para ajudar 3.531 pessoas na reconstrução de residências e na aquisição de imóveis e eletrodomésticos perdidos após o temporal.
A lei que instituiu o auxílio foi aprovada pela Câmara Municipal e abrange despesas com materiais de construção para casas e estabelecimentos comerciais afetados por adversidades climáticas em Maricá. O beneficiário deve ter residência fixa ou empreendimento sediado na cidade e ter sido vítima de desastres naturais causados por chuva, ventania ou deslizamentos, ou estar temporariamente em situação de vulnerabilidade. Sanções estão previstas em caso de descumprimento das regras estabelecidas, incluindo a obrigação de devolução dos valores em caso de uso inadequado do auxílio.