Durante uma operação de fiscalização, a Polícia Civil descobriu uma fábrica clandestina no bairro de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, onde foram encontradas uma tonelada e meia de produtos impróprios para consumo. A unidade estava envolvida na produção e envase de xarope de guaraná, frutas congeladas, polpa de frutas congeladas e preparo de açaí. Duas pessoas foram detidas durante a ação.
A operação foi conduzida por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon), em colaboração com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária de Zoonoses e Inspeção Agropecuária do Rio (Ivisa-Rio). Com base em informações recebidas pelo Disque Denúncia, que apontavam más condições de higiene e limpeza no local, os agentes identificaram a produção clandestina de xarope de guaraná. Na fábrica, foram encontradas matérias-primas e insumos sem qualquer identificação de origem e procedência, além de produtos vencidos misturados com outros ainda válidos.
Os responsáveis pelo estabelecimento foram presos em flagrante por envolvimento em crimes contra as relações de consumo. Eles foram conduzidos à sede da Decon e permanecem detidos.
Informações sobre fábricas clandestinas podem ser repassadas ao Disque Denúncia por meio da Central de Atendimento, pelos números (021) 2253 1177 e 0300-253-1177, pelo WhatsApp (021) 99973 1177 ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é assegurado.