27.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioOperação GLO inicia com fiscalização em portos no Rio

    Operação GLO inicia com fiscalização em portos no Rio

    Data:

    Últimas Notícias

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Com apoio de base popular, Washington Quaquá mira presidência nacional do PT

    O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, oficializou que...
    Militares da Marinha e agentes da Guarda Portuária já atuam nos acessos ao Porto do Rio. Foto: Reprodução/TV Globo

    A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo começa a valer nesta segunda-feira (6). A ação foi autorizada pelo presidente Lula na última quarta-feira (1º) e a previsão é que ocorra até maio de 2024. O objetivo é combate o tráfico de armas e drogas, além do crime organizado.

    Durante o início da manhã, militares da Marinha e agentes da Guarda Portuária já atuavam nos acessos ao Porto do Rio. Na entrada da Avenida Brasil, no Caju, todos os veículos foram inspecionados. Além disso, cães farejadores também estavam a postos.

    A GLO abrange os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP) e os aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ). De acordo com a Marinha do Brasil, cerca de 1.900 militares e 120 meios, entre navios e blindados, foram disponibilizados para participar da missão.

    Além do combate ao tráfico de drogas e de armas, a missão tem por finalidade o fortalecimento do combate de outras condutas ilícitas de repercussão nacional e internacional, por meio de ações preventivas e repressivas.

    O governo reforçou a segurança no Rio no mês passado, desde a Operação Maré, depois que foram revelados o esquema do tráfico da região com treinamento de guerra e armamento pesado. Além disso, o estado também viveu um caos na segurança após a morte de um miliciano em confronto com a Polícia Civil. Na ocasião, pelo menos 35 ônibus foram incendiados em retaliação à ação da polícia. Desde então, o governo federal reforçou efetivos da Força Nacional e intensificou operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal.

    Entenda mais sobre a GLO

    De acordo com o presidente Lula, na ação, o Exército e Aeronáutica fortalecerão as ações relativas à faixa de fronteira do Brasil com outros países. Com foco no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Enquanto a Marinha ampliará a atuação, junto à Polícia Federal, na Baía de Guanabara, Baía de Sepetiba, acessos marítimos ao Porto de Santos e Lago de Itaipu.

    Haverá ainda um comitê de acompanhamento integrado por Forças Armadas e polícias federais, funcionando sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Defesa. A PF também ampliará as ações de inteligência e as operações de prisões e apreensões de bens pertencentes às quadrilhas e milícias, especialmente no Rio de Janeiro.

    A PRF e a Força Nacional manterão os efetivos extras que já estão atuando no policiamento ostensivo no Rio nas rodovias federais. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai implantar o CIFRA (Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos), visando enfraquecer o poder financeiro das quadrilhas.

    “A situação da violência no Rio de Janeiro e em outros estados é inaceitável. Por isso, o governo federal lançou uma operação integrada de combate ao crime organizado e às milícias, com uma dezena de medidas do ministério da Justiça, em parceria com as Forças Armadas e a Polícia Federal”, disse o presidente.

    Fonte: O DIA

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui