Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Caravana da Cultura se apresenta na casa da Terceira Idade do Centro

Foto: Gabriel Ferreira

Os alunos da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade receberam nesta quarta-feira (08/11) a Caravana da Cultura que levou música, brincadeiras e apresentações para entreter os idosos de forma lúdica e divertida. No local, é disponibilizada para idosos, a partir dos 60 anos, atividades diárias que proporcionam um espaço de convivência, interação e socialização para pessoas idosas, oportunizando atividades artesanais, culturais, físicas, palestras sobre direito do idoso, dentre outras ações. As atividades acontecem nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra, Inoã e Santa Paula.

O secretário de Política para Terceira Idade, Tatai, ressaltou que o objetivo das casas é proporcionar melhor qualidade de vida para os idosos da cidade e levar alegria.

“Os idosos têm a oportunidade de ter melhor qualidade de vida e é realmente essa qualidade de vida que a gente tenta proporcionar para o idoso. Hoje trouxemos mais uma alegria para eles com a Caravana e geralmente, a maioria de todos os depoimentos aqui da Secretaria são idosos que já estão dentro de casa, muitas vezes acamados, com dificuldades, numa série de questões físicas, mentais e quando chegam aqui se esquecem dos problemas. Os idosos voltam a reviver coisas que eles muito tempo não lembravam que era possível para eles e voltam a estar”, disse.

Morador de Jacaroá, Celso Xavier dos Santos, 60 anos, faz dança de salão e hidroginástica na Casa da Terceira Idade no Centro e conta que sua vida melhorou na casa. “Ficar em casa parado não é salutar. Hoje aproveitei para me descontrair com a Caravana da Cultura. Eu tenho meu trabalho em casa, então tirei um tempo para cuidar do corpo e da minha mente. Já diminui bastante a quantidade de remédios, como o da pressão arterial, principalmente. Aqui a gente volta a viver, mostra que nosso corpo precisa deste movimento”, contou satisfeito.

A Caravana da Cultura é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Programa Maricá das Artes e gestão do IPCEP, em parceria com a Secretaria de Educação.

A moradora da Barra de Maricá, Tânia Cristina Ferreira, de 62 anos, deixou de fazer uma cirurgia graças à melhoria na qualidade de vida e
alegria que tem em frequentar a casa.

“Tivemos uma manhã de muita descontração com a Caravana e muitos sorrisos largos. Faço hidroginástica e pilates. Antes tinha um problema no joelho, que ia precisar operar e graças a essas atividades, não precisei mais. Antes tomava um monte de remédios, hoje não tomo mais. Tudo aqui é muito bom, faço questão de vir às aulas, pois não tenho tempo para tristeza, é tudo muito divertido. É muito bom, a gente ri, a gente fala. É muito legal, tudo é muito bom”, ressaltou.

Sobre a Secretaria

A Secretaria é composta por três casas e quatro núcleos que ofertam ações de inclusão, atividades de recreações e cursos com o intuito de proporcionar um amadurecimento saudável.
Dentre as atividades há alongamento, ginástica, dança cigana, papietagem, zumba, fisioterapia, patch aplique, reflexologia, hidroginástica, corte e costura, manicure, canto em inglês, podólogo, massoterapia, canto em português, pedicure, reiki, tai chi chuan, cabelereiro, artesanato, dança de salão, pintura em tecido, dança criativa e árabe.

Na Casa da Terceira Idade do Centro de Maricá também funciona o programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), em parceria com a Secretaria de Educação, que tem por objetivo oferecer oportunidade a idosos e estimular a conclusão do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos). Os interessados devem procurar a Casa da Terceira Idade (Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando toda a documentação exigida para efetuar a matrícula: certidão de nascimento ou identidade – RG (original e cópia); cadastro de pessoa física do aluno – CPF (original e cópia); especificação oficial do tipo sanguíneo do aluno (original); e histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade (original).

Moradora do Marquês, Maria Lúcia da Silva, de 63 anos, contou que além de fazer aulas de alongamento ainda faz parte do EJAI e quer se tornar assistente social. “A gente vai ficando mais velha e o tempo vai passando, ficava muito tempo em casa e estava em depressão, foi quando voltei a estudar e fazer aulas de alongamento. Sem dúvidas a Casa da Terceira Idade mudou minha vida, agora me sinto mais útil e mais feliz, só tenho a agradecer”, disse.

Sobre a inscrição para as oficinas

Para realizar a inscrição, os idosos devem ir à Casa da Terceira Idade, portanto atestado médico original e cópia (somente para atividade física) apto para realização das atividades, uma foto 3×4, cópias de identidade, cópia do CPF e comprovante de residência. Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685.

Sair da versão mobile