24.4 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioEconomiaMaricá realiza reunião para elaborar Plano Municipal da Primeira Infância

    Maricá realiza reunião para elaborar Plano Municipal da Primeira Infância

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...
    Foto: Anselmo Mourão

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quarta-feira (08/11) a primeira reunião da comissão intersetorial que vai elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância. O encontro aconteceu na Casa dos Conselhos, no Centro, e contou com a participação de representantes de diferentes órgãos do governo. A comissão foi criada pelo decreto municipal n° 1.111, publicado em junho no Jornal Oficial de Maricá, e também atende a um inquérito civil do Ministério Público do Rio de Janeiro, que pede o cumprimento dos trâmites para instalação do plano.

    O cronograma da comissão prevê para dezembro a entrega do diagnóstico intersetorial e metas decenais, e mais duas reuniões marcadas para os meses de janeiro e fevereiro. Em março, o PMPI deverá ser apresentado numa audiência pública na Câmara dos Vereadores. Durante a reunião, foram apresentados números sobre Maricá coletados pela Rede Nacional da Primeira Infância, mostrando estatísticas de 2021 apontando, por exemplo, índice de cobertura escolar e a quantidade de partos de mães adolescentes realizados na cidade.

    “Esses números mostram que temos muitos desafios e, cada um dos órgãos que participam do processo, vai construir suas metas para atingir o máximo de atenção a crianças e gestantes”, afirmou a presidente do CMDCA, Sylvia Cantuária. Segundo ela, o importante será priorizar a atenção primária dentro de cada setor, sempre voltada para a criança.

    “Será preciso conscientizar todos os órgãos, mas principalmente à população, que precisará estar de mãos dadas conosco, protegendo e cuidando também dos pequenos. É preciso repensar os modelos de educação e criação para termos jovens saudáveis e adultos conscientes. Vamos construir esse plano com várias mãos”, garantiu Sylvia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui