22.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioNiterói: MAC é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural

    Niterói: MAC é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) concedeu o tombamento provisório ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, juntamente com áreas circundantes, visando assegurar a preservação contínua do entorno. Este monumento, projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012), destaca-se como um dos principais ícones do município na Região Metropolitana, prestes a celebrar seus 450 anos. O MAC integra o segundo maior conjunto urbanístico e cultural concebido pelo renomado arquiteto, ficando atrás apenas da grandiosa construção de Brasília. Inaugurado em 1996 no Mirante da Boa Viagem, este espaço cultural proporciona uma vista panorâmica deslumbrante para a Baía de Guanabara.

    Luiz Carlos Niemeyer, sobrinho e presidente da Fundação Oscar Niemeyer, expressou sua alegria com a notícia do tombamento do MAC Niterói, destacando a importância cultural da preservação das obras de Oscar Niemeyer para o país e o estado. Ele ressaltou como esse movimento enriquece ainda mais o patrimônio cultural.

    A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, enfatizou a vital importância do ato de tombamento para a preservação da memória fluminense. Ela destacou que o Inepac está comprometido em reafirmar os papéis de proteção e fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Reconhecer o MAC como um bem tombado, segundo Danielle, é valorizar a cultura de Niterói e fortalecer a vocação cultural do estado.

    O decreto que oficializa o tombamento foi publicado no Diário Oficial do Estado em 1º de novembro, marcando um passo significativo para a salvaguarda desse patrimônio arquitetônico e cultural.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui