Foto: Clarildo Menezes
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu mais uma edição semanal do projeto Cordeirinho nesta sexta-feira (10/11) com a participação de 80 alunos da Casa da Terceira Idade de Itaipuaçu, que aproveitaram o passeio com almoço especial em um restaurante na beira da praia.
O projeto acontece semanalmente desde o mês de maio deste ano. O secretário de Políticas para a Terceira Idade, Tatai, destacou que a Casa da Terceira Idade está sempre oferecendo o melhor para seus idosos.
“É sempre importante incentivarmos os idosos a aproveitarem a vida fora de casa, se animarem para dançar, curtir e ficar com os amigos. Essa iniciativa muda a vida do idoso, dá melhor qualidade e alegra o dia a dia deles. Sempre estamos empenhados em oferecer o melhor em diversidade cultural e vida social para os idosos. Volto a afirmar que a Casa da Terceira Idade tem o poder de transformar vidas”, disse.
A tarde foi animada pelo som do DJ Marco Eiró, que tocou flashback dos anos 70, 80 e 90. A proprietária e chef de cozinha do restaurante, Lili Gomes, mencionou a alegria que é receber e fazer parte desse lindo projeto. “Está sendo bom para ambos os lados. Poder oferecer uma tarde de qualidade, descontração para os idosos do município é sensacional. Sempre fico emocionada em poder receber esses idosos e mostrar que temos que ser felizes e sair mais vezes para aproveitar a vida”, afirmou
Adalina Moraes, de 70 anos, agradeceu pelo passeio. “Estou aproveitando com as minhas amigas, olhando o mar e saindo um pouco de Itaipuaçu. Estou bem feliz em fazer esse passeio. Parece até que estou em uma viagem”, disse a aluna da Casa de Itaipuaçu que estava acompanhada de suas amigas Maria do Carmo e Regina Moura.
Sobre a Terceira Idade
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade é composta por três casas e quatro núcleos que ofertam ações de inclusão, atividades de recreações e cursos com o intuito de proporcionar um amadurecimento saudável. Dentre as atividades há alongamento, ginástica, dança cigana, papietagem, zumba, fisioterapia, patch aplique, reflexologia, hidroginástica, corte e costura, manicure, canto em inglês, podólogo, massoterapia, canto em português, pedicure, reiki, tai chi chuan, cabelereiro, artesanato, dança de salão, pintura em tecido, dança criativa e árabe.
Na Casa da Terceira Idade do Centro de Maricá também funciona o programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), em parceria com a Secretaria de Educação, que tem por objetivo oferecer oportunidade a idosos e estimular a conclusão do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos).
Os interessados devem procurar a Casa da Terceira Idade (Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando toda a documentação exigida para efetuar a matrícula: certidão de nascimento ou identidade – RG (original e cópia); cadastro de pessoa física do aluno – CPF (original e cópia); especificação oficial do tipo sanguíneo do aluno (original); e histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade (original).
Inscrição para oficinas da Terceira Idade
Para realizar a inscrição, os idosos devem ir à Casa da Terceira Idade, portanto atestado médico original e cópia (somente para atividade física) apto para realização das atividades, uma foto 3×4, cópias de identidade, cópia do CPF, comprovante de residência e ter mais de 60 anos. Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685.