Niterói ganhará mercado de economia solidária/Foto: Arquivo / Lucas Nunes.
A cidade de Niterói se prepara para receber, em dezembro, um Mercado Popular inovador, localizado na Rua José Clemente, 33, no Centro. Inspirado no sucesso do modelo existente no Largo da Batalha, em Pendotiba, o espaço está em fase de estruturação pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Solidária.
O Mercado Popular será um Centro de Comercialização Justa e Solidária, com uma abordagem autogestionária. Neste local, os produtos de mais de 200 coletivos, cooperativas e associações vinculados ao Fórum de Economia Solidária de Niterói estarão à disposição do público. Artesanato, gastronomia, vestuário, produtos de decoração e muito mais serão oferecidos. Além disso, o espaço promoverá oficinas, capacitações e diversas atividades.
Para expor e comercializar produtos no Mercado Solidário, os empreendimentos precisam ser coletivizados, com no mínimo 5 integrantes, participar do Fórum de Economia Solidária de Niterói e estar cadastrados na Casa Paul Singer por pelo menos três meses antes da solicitação.
Uma boa notícia para os empreendedores é que a prefeitura não cobrará taxa pelo uso do espaço, fortalecendo o propósito solidário do projeto. O mercado funcionará ao lado de um posto do Ministério do Trabalho, proporcionando um ambiente completo para os empreendedores locais. Este é um passo significativo em direção à promoção da economia solidária e justa na região.