Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Programa Viver Bem recebe o 13º Encontro de Yoga de Maricá

Foto: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Governo, recebeu neste domingo (12/11) o 13º Encontro de Yoga da cidade, que foi realizado na quadra da Arena São José, no bairro São José do Imbassaí. O evento contou com professores e grupos de praticantes vindos de outras cidades, além de alunos de yoga dos cinco polos do programa municipal Viver Bem. Quem participou teve atividades como meditação, alongamento, reiki, alinhamento de chakras, massagem e dança do ventre, entre outras.

Mesmo com o forte calor, um bom público esteve na arena para buscar as práticas oferecidas. O coordenador do Viver Bem, Rogério Pacheco, revelou que esta atividade tem hoje cerca de 220 participantes inscritos. “Já tínhamos essa prática entre as nossas e, pela primeira vez, agregamos este encontro ao programa com essa quantidade de pessoas que veio. Creio que seja um marco para nós”, avaliou Rogério.

O encontro ainda teve a participação da professora Madalena de Freitas, de 90 anos, que foi a primeira no país a se aposentar como instrutora de yoga já aos 87 anos. Considerada uma autoridade no assunto e uma das grandes difusoras da atividade no Brasil, ela também criou o conceito de ‘yoga cristã’ ao lecionar em uma igreja católica do Rio.

“Percebi que não se falava em Deus durante a yoga, e nós não somos nada sem Deus. Mas isso era por causa da sua origem indiana, hindu, e eu quis desmistificar isso e aproximar mais pessoas. Além disso, eu fico muito feliz de ver tanta gente praticando uma coisa que a gente incentivou”, disse Madalena, que recebeu uma homenagem durante o evento e teve diversos pedidos para fotos.

Entre os que foram participar das atividades, a maioria absoluta era de mulheres, muitas vezes em família. Vinda de Bento Ribeiro (Zona Norte do Rio), Geni Ribeiro foi à arena com um grupo que incluía sua mãe, de 90 anos. “Sempre me senti bem de praticar yoga, recomendo a todos”, disse dona Célia Ribeiro ao lado da filha, que também elogiou o programa Viver Bem. “O projeto é muito, muito organizado e com bons profissionais. Além disso, a yoga traz uma leveza, uma conexão e um movimento de energia circulante. Me faz muito bem”, contou Geni.

Sair da versão mobile