O estudo inédito sobre o Mapa da Fome da cidade do Rio de Janeiro, idealizado pela Frente Parlamentar contra a Fome, iniciou sua fase de coleta de dados em novembro e se estenderá até dezembro. Conduzido pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Inquérito do Rio sobre a Fome mobiliza equipes de entrevistadores que visitarão 2 mil domicílios nos 160 bairros da cidade.
O presidente da Frente Parlamentar contra a Fome, vereador Dr. Marcos Paulo, destaca a importância da colaboração dos cariocas durante a coleta de dados: “É muito importante que o carioca receba a equipe de coleta para que possamos concluir o estudo. Com o mapa da fome em mãos, o critério de instalação de programas públicos contra a fome passará a ser técnico. Esse é um importante legado que a frente deixará para os cariocas e para essa e as próximas gerações.”
Realizado por meio de termo de cooperação com a UFRJ, a pesquisa visa identificar os principais locais onde as famílias cariocas enfrentam insegurança alimentar no município. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem o direito à alimentação adequada.
A professora Rosana Salles Costa, coordenadora do Inquérito do Rio sobre a Fome, destaca a abordagem inclusiva da pesquisa: “Nossos entrevistadores estão na rua fazendo os questionários, pedimos para que as pessoas selecionadas os recebam com carinho. Pela primeira vez, também serão abordadas as famílias de pessoas com deficiências. O estudo é muito importante para montarmos o cenário da fome na nossa cidade.”
Os entrevistadores do Inquérito do Rio sobre a Fome estarão devidamente identificados com coletes e crachás da VoxPopuli. Para confirmar a identidade dos agentes, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone do gabinete do vereador Dr. Marcos Paulo: (21) 3914-2441.