Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Frango congelado, café, manga e lata de tinta: veja como criminosos escondem drogas apreendidas nos portos do Rio

Criminosos usam materia diversos para esconder drogas que tinham como destino a Europa — Foto: Receita Federal

A maneira audaciosa com que criminosos exportam cocaína nos portos do Rio e Itaguaí vem sendo alvo de operações deflagradas pela Polícia e Receita Federal. A rota da droga, que sai do estado com destino à Europa e África, também entrou na mira de ações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que conta com o apoio das forças nacionais no combate ao tráfico internacional de drogas nos portos e aeroportos brasileiros.

Segundo a Receita, só este ano, em quatro operações deflagradas entre janeiro e outubro, mais de 1,5 tonelada de cocaína foi apreendida dentro de fardos de café, latas de tinta, carga de minério e contêineres. Até dentro de mangas, os agentes encontraram o entorpecente. A maior parte foi apreendida no Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba. Foram 999 quilos ao todo. No Porto do Rio, a Receita apreendeu 49,7 quilos. De acordo com as investigações, esses grupos, que envolvem a participação de empresários ligados às facções do Rio, negociam o envio de cocaína para Espanha, Austrália e países da África.

 

Veja cada uma das apreensões

 

  • Carga de minério no Porto do Rio: Em janeiro deste ano, a Receita Federal apreendeu 778 kg de cocaína em uma carga de minério no Porto do Rio. O trabalho foi resultado de gerenciamento de risco. A droga, que tinha como destino Luxemburgo, foi encontrada pelos cães de faro, que identificaram contaminação do contêiner.

Receita apreendeu 778 kg de cocaína em uma carga de minério no Porto do Rio — Foto: Receita Federal

  • Carga de café no Porto de Itaguaí: Em fevereiro, a Receita encontrou 400 quilos de cocaína escondida em uma carga de fardos de café, em um contêiner, que tinham como destino a Espanha.

Receita Federal apreende 276 kg de cocaína em carga de aves congeladas no Porto de Itaguaí — Foto: Receita Federal

  • Carga de aves congelada no Porto de Itaguaí: Em junho, agentes da Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, apreendeu 276 quilos de cocaína, avaliados em R$70 milhões. A droga estava oculta em uma carga de 2.400 caixas contendo cortes de aves congeladas e tinha como destino a África do Sul, com uma parada no porto de Algeciras, na Espanha.

Apreensão de cocaína em latas de tinta no Porto de Itaguaí, RJ — Foto: Divulgação/Receita Federal

  • Carga de tinta acrílica: Em outubro, agentes encontraram a droga que estava escondida em uma carga de 1.840 latas de tinta acrílica, distribuída em dois contêineres e tinha como destino a Austrália. Foram recolhidas 336 latas contendo 220 kg de cocaína. O valor total da apreensão foi de R$ 220 milhões.

Polícia apreende drogas escondidas em mangas que seriam enviadas para Europa — Foto: Receita Federal

  • Cocaína na manga: Em setembro de 2021, agentes da Receita Federal encontraram 200 kg de drogas escondidos dentro de mangas que tinham como destino o continente europeu. A ação foi articulada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil do Rio e pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal do Rio.

Fonte: EXTRA

Sair da versão mobile