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    Alunos da escola para idosos visitam Fazenda Joaquín Piñero, no Espraiado

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    Fotos de Anselmo Mourão
     

    A Prefeitura de Maricá, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Políticas para Terceira Idade, levou nesta quinta-feira (16/11) um grupo de 42 alunos da Escola Municipal para Idosos Milton Felipe Muniz para uma visita à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. Os estudantes estiveram na casa principal da fazenda, onde conheceram a história da propriedade, e também no chamado Bosque de Pedras, que fica às margens do trecho inicial do rio Padeco, onde aproveitaram para se refrescar. Eles também conheceram a unidade de produção agroecológica, onde colheram alho poró e plantaram 57 mudas de espécies como alecrim, manjericão, menta e tomilho.

    Apesar do forte calor, os idosos mostraram disposição na hora da visita desde a saída da Casa da Terceira Idade, no Centro. A impressão geral sobre a fazenda foi positiva.

    “Por mim ficava aqui o dia todo. Sombra e água fresca. O que mais a gente precisa?”, indagou Ana Maria Dutra, de 69 anos, ao lado do marido Adilson Rosa, que revelou já conhecer a fazenda de outras ocasiões. “Fui fiscal de obras da Prefeitura nos anos 1960 e circulei por toda essa região, até cheguei a conhecer os donos da fazenda. É um lugar lindo, não vinha aqui havia bastante tempo”, afirmou o aposentado de 79 anos, que mora no Centro.

    Para a aluna Celeste Maria Medeiros, de 78 anos, foi bom ir a um lugar com tanta história.
    “Gosto muito de museus e lugares assim, como a fazenda, que eu não conhecia e adorei. Sinto muito orgulho de estar nessa escola, onde eu evoluí bastante e atualizai as regras de gramática. Meu vocabulário melhorou bastante”, garantiu a moradora de Cordeirinho há 30 anos.

    A professora Wandelir Vieira, responsável pelo grupo, ressaltou que passeios como este são importantes porque tiram o idoso do ócio em casa, e também estimulam o contato com outras pessoas.
    “Ver lugares que eles não conheciam é importante por diversos aspectos, mas o principal deles é a socialização. Para estimular isso mais ainda, trouxemos hoje turmas mistas que não costumam dialogar, mas que acabam interagindo”, vislumbrou.

    O passeio pela fazenda foi guiado pelo professor Marcos Lacerda, que é gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Educação. Ele contou que pretende iniciar um projeto de aulas no que chama de ‘espaços naturalizados’, e que a visita dos idosos serve de exemplo.

    “Fica nítido entre eles o prazer que é estar em lugares assim. Eles ficam à vontade. O que queremos agora é tirar, também as crianças, das salas de aula e trazê-las para esses espaços, a fim de melhorar seu rendimento. Nós perdemos esse contato com a natureza e a reação deles aqui mostra como isso faz falta, mas as crianças ainda podem desenvolver essa prática”, acredita Lacerda.

     

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