Pacientes internados no Hospital Federal da Lagoa (HFL), na Zona Sul, estão enfrentando há sete meses o desconforto do calor, já que o sistema de ar-condicionado da unidade hospitalar parou de funcionar e ainda não foi consertado. Diante dessa situação, os pacientes têm buscado soluções improvisadas, como pendurar lençóis e toalhas nas janelas abertas para tentar amenizar o calor nos quartos e enfermarias.
A direção do hospital afirmou que não há previsão para a solução do problema, gerando uma série de queixas por parte dos pacientes. O Hospital da Lagoa, reconhecido por sua qualidade no atendimento de média e alta complexidade, tem sido alvo de críticas devido à falta de manutenção do sistema de refrigeração, afetando quase todos os setores, exceto o centro cirúrgico e a UTI, que ainda contam com o funcionamento do sistema.
Segundo a direção do HFL, a falta de manutenção adequada em gestões anteriores comprometeu parcialmente o funcionamento do sistema atual. No entanto, medidas estão sendo tomadas para resolver a questão, incluindo a locação temporária de equipamentos de ar-condicionado enquanto o processo de compra de um novo sistema, por meio de licitação, está em andamento.
A administração do hospital informou que a requisição para a locação temporária está em análise jurídica e a contratação deverá ocorrer nos próximos dias. Ao mesmo tempo, o processo de compra de um novo equipamento já está em andamento para resolver definitivamente essa questão.