Ana Clara Benevides Machado morreu aos 23 anos, durante show de Taylor Swift — Foto: Reprodução
Um laudo preliminar sobre a morte de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, foi divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML), ontem, indicando que exames laboratoriais precisarão ser feitos para determinar a causa da morte da jovem. A estudante de Psicologia, natural do Mato Grosso do Sul, estava na plateia do show de Taylor Swift, no Engenhão, na noite da última sexta-feira, quando passou mal devido ao forte calor. De acordo com essa análise inicial, assinada pelo perito Reginaldo Franklin Pereira, Ana Clara não tinha qualquer doença infecto-contagiosa.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que Ana Clara teve uma parada cardiorrespiratória.
Como se deu a morte de Ana Clara passo a passo:
Chegada ao estádio
Daniele Menin, amiga que acompanhava Ana Clara, relata que as duas chegaram às 11h ao Engenhão, que estava muito calor e que tomaram água que elas mesmas levaram. Daniele relata ainda que, dentro do estádio, elas receberam água em temperatura ambiente, distribuída pela organização, apenas antes do show.
Desmaio no início do show
Daniela conta que Ana Clara desmaiou durante a 2ª música do show. Segundo a T4F, empresa que organiza o show da cantora americana no Brasil, a jovem foi “prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos e depois socorrida ao Hospital Salgado Filho”. Daniela também afirmou em entrevista que percebeu a gravidade do caso quando viu as equipes tentando reanimar a amiga ainda no estádio, sem sucesso. Na ambulância, ela diz ter percebido que Ana Clara estava sem pulso.
Morte no hospital
A Secretaria municipal de Saúde informou que Ana Clara chegou ao Salgado Filho às 20h50 de sexta-feira com parada cardiorrespiratória e não resistiu, após tentativas de reanimação. Apesar da associação com o calor relatada por amigos, ainda não se sabe qual o impacto das altas temperaturas no quadro que levou à morte da universitária.
Taylor Swift se manifesta sobre morte
Após a apresentação, Taylor Swift escreveu que estava de “coração partido” com a morte da fã. Antes, a cantora chegou a interromper o show para pedir ajuda para fãs que passavam mal e disse: “Eles realmente precisam de água”. A artista percebeu a gravidade da situação ao ver a mensagem iluminada no celular do fã Luccas Macchi, que estava na plateia e levantou a “placa” pedindo ajuda enquanto seu amigo passava mal.
Altas temperaturas
Na sexta-feira, dia do primeiro show de Taylor Swift e da morte de Ana Clara, a máxima no Rio de Janeiro chegou aos 39,1°C, de acordo com informações do Inmet. Ana chegou a publicar vídeos antes da entrada no estádio, falando do calor extremo que enfrentava. Vários fãs passaram mal durante a apresentação e tiveram que ser socorridos. No sábado, a temperatura bateu incríveis 42,5°C. Taylor Swift cancelou a apresentação, transferindo o show para segunda-feira, dia 20.
Velório
O corpo de Ana Clara Benevides Machado será velado em Pedro Gomes, sua cidade natal, no Mato Grosso do Sul. Ela estudava Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso. A data ainda não foi definida.
Fonte: EXTRA