Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

O que se sabe sobre a morte da fã de Taylor Swift até aqui

Ana Clara Benevides Machado morreu aos 23 anos, durante show de Taylor Swift — Foto: Reprodução

Um laudo preliminar sobre a morte de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, foi divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML), ontem, indicando que exames laboratoriais precisarão ser feitos para determinar a causa da morte da jovem. A estudante de Psicologia, natural do Mato Grosso do Sul, estava na plateia do show de Taylor Swift, no Engenhão, na noite da última sexta-feira, quando passou mal devido ao forte calor. De acordo com essa análise inicial, assinada pelo perito Reginaldo Franklin Pereira, Ana Clara não tinha qualquer doença infecto-contagiosa.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que Ana Clara teve uma parada cardiorrespiratória.

 

Como se deu a morte de Ana Clara passo a passo:

 

Chegada ao estádio

Daniele Menin, amiga que acompanhava Ana Clara, relata que as duas chegaram às 11h ao Engenhão, que estava muito calor e que tomaram água que elas mesmas levaram. Daniele relata ainda que, dentro do estádio, elas receberam água em temperatura ambiente, distribuída pela organização, apenas antes do show.

Ana Clara e a amiga Daniela — Foto: Arquivo Pessoal
Ana Clara e a amiga Daniela — Foto: Arquivo Pessoal

 

Desmaio no início do show

Daniela conta que Ana Clara desmaiou durante a 2ª música do show. Segundo a T4F, empresa que organiza o show da cantora americana no Brasil, a jovem foi “prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos e depois socorrida ao Hospital Salgado Filho”. Daniela também afirmou em entrevista que percebeu a gravidade do caso quando viu as equipes tentando reanimar a amiga ainda no estádio, sem sucesso. Na ambulância, ela diz ter percebido que Ana Clara estava sem pulso.

Morte no hospital

A Secretaria municipal de Saúde informou que Ana Clara chegou ao Salgado Filho às 20h50 de sexta-feira com parada cardiorrespiratória e não resistiu, após tentativas de reanimação. Apesar da associação com o calor relatada por amigos, ainda não se sabe qual o impacto das altas temperaturas no quadro que levou à morte da universitária.

Taylor Swift se manifesta sobre morte

Após a apresentação, Taylor Swift escreveu que estava de “coração partido” com a morte da fã. Antes, a cantora chegou a interromper o show para pedir ajuda para fãs que passavam mal e disse: “Eles realmente precisam de água”. A artista percebeu a gravidade da situação ao ver a mensagem iluminada no celular do fã Luccas Macchi, que estava na plateia e levantou a “placa” pedindo ajuda enquanto seu amigo passava mal.

Altas temperaturas

Na sexta-feira, dia do primeiro show de Taylor Swift e da morte de Ana Clara, a máxima no Rio de Janeiro chegou aos 39,1°C, de acordo com informações do Inmet. Ana chegou a publicar vídeos antes da entrada no estádio, falando do calor extremo que enfrentava. Vários fãs passaram mal durante a apresentação e tiveram que ser socorridos. No sábado, a temperatura bateu incríveis 42,5°C. Taylor Swift cancelou a apresentação, transferindo o show para segunda-feira, dia 20.

Velório

O corpo de Ana Clara Benevides Machado será velado em Pedro Gomes, sua cidade natal, no Mato Grosso do Sul. Ela estudava Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso. A data ainda não foi definida.

Fonte: EXTRA

Sair da versão mobile