Fachada da Delegacia de Homicídios da Baixada — Foto: Reprodução
O número de mortes violentas no Estado do Rio de Janeiro chegou ao menor patamar desde 1991, quando começou a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP). Entre janeiro e outubro deste ano, segundo dados obtidos com exclusividade pelo EXTRA, a letalidade violenta — índice que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte — teve uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Levando-se em conta apenas o mês de outubro, a queda foi ainda maior: 28%, com 293 vítimas este ano, contra 405 no ano passado.
O número de homicídios dolosos também apresentou redução em outubro, com 245 mortes no décimo mês deste ano, contra 289 no mesmo período de 2022, o que representa uma diminuição de 15% nas ocorrências. No acumulado do ano, porém, o índice continua em alta em 2023, na comparação com o ano passado. Já as mortes em confronto com a polícia tiveram uma queda expressiva em outubro, de 57%. Na soma dos dez primeiros meses deste ano, a redução foi de 31%, na comparação com o mesmo período de 2022.
— Seguimos investindo em tecnologia, inteligência e treinamento para alcançar resultados positivos nos indicadores estratégicos de segurança. Chegar ao menor patamar de letalidade violenta dos últimos 32 anos é, sem dúvida, um resultado que merece ser destacado — disse o governador Cláudio Castro.
Os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda tanto no mês de outubro quanto no acumulado do ano. Os roubos de rua — soma dos roubos a pedestre, de aparelho celular e em ônibus — tiveram 4.406 casos em outubro de 2023. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve uma redução de 13%. Entre janeiro e outubro, a diminuição foi de 17%, representando o menor número para o índice desde 2005.
Os roubos de carga apresentaram uma redução de 49% em outubro: 202 casos este ano contra 397 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a queda foi de 16%. Já o roubo de veículo teve diminuição de 21% em outubro deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2022, com 1.936 ocorrências. Na soma do ano, a queda em relação a 2022 foi de 10%.
— A queda nos crimes contra o patrimônio em outubro mostra a importância de utilizar, estrategicamente, a Inteligência para direcionar o trabalho das forças de segurança. Como resultado, tivemos reduções significativas no número de roubos — afirmou o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.
Fonte: EXTRA