22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaMortes violentas têm menor número no Estado do Rio em 32 anos

    Mortes violentas têm menor número no Estado do Rio em 32 anos

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...
    Fachada da Delegacia de Homicídios da Baixada — Foto: Reprodução

    O número de mortes violentas no Estado do Rio de Janeiro chegou ao menor patamar desde 1991, quando começou a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP). Entre janeiro e outubro deste ano, segundo dados obtidos com exclusividade pelo EXTRA, a letalidade violenta — índice que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte — teve uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Levando-se em conta apenas o mês de outubro, a queda foi ainda maior: 28%, com 293 vítimas este ano, contra 405 no ano passado.

    O número de homicídios dolosos também apresentou redução em outubro, com 245 mortes no décimo mês deste ano, contra 289 no mesmo período de 2022, o que representa uma diminuição de 15% nas ocorrências. No acumulado do ano, porém, o índice continua em alta em 2023, na comparação com o ano passado. Já as mortes em confronto com a polícia tiveram uma queda expressiva em outubro, de 57%. Na soma dos dez primeiros meses deste ano, a redução foi de 31%, na comparação com o mesmo período de 2022.

    — Seguimos investindo em tecnologia, inteligência e treinamento para alcançar resultados positivos nos indicadores estratégicos de segurança. Chegar ao menor patamar de letalidade violenta dos últimos 32 anos é, sem dúvida, um resultado que merece ser destacado — disse o governador Cláudio Castro.

    Os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda tanto no mês de outubro quanto no acumulado do ano. Os roubos de rua — soma dos roubos a pedestre, de aparelho celular e em ônibus — tiveram 4.406 casos em outubro de 2023. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve uma redução de 13%. Entre janeiro e outubro, a diminuição foi de 17%, representando o menor número para o índice desde 2005.

    Os roubos de carga apresentaram uma redução de 49% em outubro: 202 casos este ano contra 397 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a queda foi de 16%. Já o roubo de veículo teve diminuição de 21% em outubro deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2022, com 1.936 ocorrências. Na soma do ano, a queda em relação a 2022 foi de 10%.

    — A queda nos crimes contra o patrimônio em outubro mostra a importância de utilizar, estrategicamente, a Inteligência para direcionar o trabalho das forças de segurança. Como resultado, tivemos reduções significativas no número de roubos — afirmou o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.

    Fonte: EXTRA

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui