23.8 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioNova carteira de identidade começa a ser emitida para quem tem até...

    Nova carteira de identidade começa a ser emitida para quem tem até 30 anos pelo Detran.RJ

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser realizada pelo Detran.RJ para pessoas com até 30 anos. Este documento, que utiliza o CPF como número de identificação, já alcançou a marca de aproximadamente 170 mil unidades emitidas no Rio de Janeiro e foi introduzido visando à prevenção de fraudes.

    A distribuição da CIN está sendo feita em etapas, conforme faixas etárias. Em janeiro, foi iniciada a emissão para crianças de 0 a 11 anos, estendendo-se em abril para jovens de 18 anos.

    Glaucio Paz, presidente do Detran.RJ, ressaltou a relevância desse novo documento: ‘É muito significativo para o Detran.RJ começar a oferecer esta carteira para pessoas com até 30 anos de idade. A Carteira de Identidade Nacional evita duplicidade de registros e dificulta fraudes. Atualmente, é possível obter um RG diferente em cada estado. Com a CIN, isso será mitigado’, afirmou.

    A nova identidade possui elementos gráficos que dificultam a falsificação, incluindo um QR Code para verificar a autenticidade e detectar se foi furtada, clonada ou extraviada. Além disso, apresenta o MRZ, um código internacional presente em passaportes, facilitando seu uso como documento de viagem.

    A primeira via é isenta de taxas ou do pagamento do Duda. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou casamento, juntamente com o documento de inscrição no CPF. Aqueles que ainda não possuem o CPF podem se inscrever pelo site da Receita Federal ou em instituições conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. Caso o CPF não seja apresentado, a pessoa receberá o modelo antigo de RG.

    Adicionalmente, a CIN está disponível no formato digital através do aplicativo Gov.br, do Governo Federal. Conforme o decreto que instituiu o documento, a versão anterior da identidade será válida no país até 28 de fevereiro de 2032, e indivíduos a partir dos 60 anos terão a opção de não realizar a substituição.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui