Foto: Marcos Fabrício
Termina nesta sexta-feira (24/11) o atendimento voltado para o Cadastro Único Federal (CADÚnico) na Sede Distrital de Itaipuaçu, primeiro local contemplado pela campanha especial da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social. A ação vai percorrer outras regiões da cidade até o dia 05 de dezembro. Estão disponíveis no local os serviços de atualização cadastral, transferência de município e também a primeira inscrição para quem ainda não é cadastrado. O CADÚnico possibilita o acesso a programas de transferência de renda das três esferas de governo, entre eles o recém-ampliado Renda Básica da Cidadania (RBC), pago com a moeda social Mumbuca.
Uma grande tenda foi montada no estacionamento da sede distrital e os 35 atendentes vêm recebendo uma média de 400 pessoas por dia desde a última quarta-feira (22/11), quando o atendimento começou. Devido ao intenso calor, a equipe também fornece água gratuita.
“Quem vier buscar atendimento não precisa chegar muito cedo nem formar filas, pois as senhas estarão disponíveis sempre até às 15 horas”, garantiu a coordenadora do serviço, Mariana Victor.
A maior parte das pessoas têm procurado o órgão para fazer a atualização cadastral:
“Também tem muita gente pedindo transferência porque acabou de se mudar para Itaipuaçu oriundos de outras cidades”, explicou Mariana, que tem a expectativa de atender cerca de 1.500 beneficiários até sexta.
Em Itaipuaçu, o movimento foi intenso ao longo do dia. Uma das pessoas que procurou a tenda para atualizar seu cadastro foi a autônoma Verônica de Moura, de 49 anos.
“O CADÚnico tem outros benefícios, como isenção de taxas de inscrição para concursos públicos e também pagamento da conta de luz na faixa da baixa renda. Foi bom ter o serviço tão perto de casa”, elogiou a moradora do loteamento São Bento da Lagoa.
Já o mecânico Alex Soares, que mora e trabalha em Itaocaia Valey, foi fazer seu primeiro cadastro. “Os benefícios ajudam bastante. Resolvi aproveitar a ação aqui no bairro para fazer a minha documentação”, disse ele, que tem 41 anos.
A coordenação lembra ainda que os postos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mantém-se realizando os mesmos serviços rotineiros. Os interessados devem estar atentos à documentação necessária, que é diferente para cada tipo de atendimento (confira lesta abaixo).
Veja os locais e as datas de atendimento
Horário: das 9h às 17h (com distribuição de senhas até as 15 horas)
Subprefeitura de Itaipuaçu
Até 24/11
Abrangência: CRAS Itaipuaçu/Jardim Atlântico
Arena Flamengo
Período: de 27 a 29/11
Abrangência: CRAS Centro/CEU/São José
Escola Municipalizada de Inoã
Período: de 30/11 e 01/12
Abrangência: CRAS Inoã/Bosque Fundo/Santa Paula
E.M. Lúcio Thomé Guerra Feteira
Período: 04 e 05/12
Abrangência: CRAS Região Oceânica
Documentação para cadastramento ou atualização:
Atualização: original e xerox
(todos os adultos da família)
Identidade (RG) – CPF
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência
Criança e adolescente:
Certidão de Nascimento
Identidade/CPF (caso tenha)
Declaração Escolar atualizada
Cadastramento: original e xerox
(todos os adultos da família)
Identidade (RG) – CPF – Título de eleitor
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência