Foto: Divulgação
A Biblioteca Pública Municipal finalizou na quinta-feira (23) a série de saraus de poesias que vinha acontecendo desde agosto com alunos do clube de leitura do CEPT Professora Zilka Lopes da Fontoura. Nesta última participação, os alunos leram textos de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, autoras negras consagradas da literatura nacional, absorvendo a produção textual das duas. No clube de leitura, os alunos já tiveram contato com textos de Cora Coralina, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.
Ao final, encerraram as leituras com a canção de Dona Ivone Lara, “Sorriso Negro”, sempre somando música à atividade, na voz de Valentim, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura. A bibliotecária Ingrid Guinin destaca a importância dessa interação extraclasse entre estudantes do CEPT e o universo poético: “Os próprios professores ressaltaram o desenvolvimento dos alunos nesses meses que interagiram nos saraus, se interessando, inclusive, em escrever poemas”, contou.
Além da apreciação das escritoras homenageadas, ainda ocorreram três apresentações autorais de alunos, com a participação da coordenadora de Igualdade Racial da Cultura, Tâmara Rocha, que também leu alguns textos e conversou com as crianças sobre a relevância de sabermos sobre nossas origens, sobre quem somos.
“Desde a inauguração da biblioteca, em maio deste ano, Ingrid vem desenvolvendo atividades com estudantes no sentido de fortalecer a relação deles com as letras e isso é de suma importância para nós porque, como já ressaltei outras vezes, o livro é o passaporte para todo conhecimento”, completou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
Qualquer pessoa pode ter acesso livre ao acervo da biblioteca por meio do site https://biblioteca.marica.rj.gov.br/Biblivre5/ com uma simples pesquisa ou se cadastrar para demais serviços. Já o empréstimo de livros deve ser feito presencialmente, levando apenas documentos de identidade, RG, CPF e comprovante de residência. A Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza fica na Rua Álvares Gomes (ao lado do Cine Henfil) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.