Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Complexo da Penha tem simulado de desocupação em áreas de risco

Moradores de quatro comunidades do Complexo da Penha, localizado na Zona Norte da cidade, passaram por um simulado de desocupação de áreas de risco de deslizamento. A iniciativa, promovida pela Defesa Civil municipal, mobilizou quase 600 pessoas nas favelas do Caracol, Caixa D’Água, Morro da Paz e Sereno nesta sexta-feira (24).

O exercício começou com o envio de alertas via SMS para os participantes do simulado. Após receberem a mensagem e ouvirem o acionamento das sirenes, que são utilizadas em situações de perigo, os moradores foram orientados a se dirigir a um ponto de apoio determinado.

Rodrigo Gonçalves, subsecretário de Defesa Civil, ressaltou a importância da participação ativa dos moradores e líderes comunitários nessas ações. “A cultura da prevenção é construída através de treinamentos como este. As sirenes salvam vidas!”, enfatizou.

O simulado realizado nesta sexta-feira (24) contou com a colaboração de 30 agentes da Defesa Civil, equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Geo-Rio, Vigilância Sanitária e da Subprefeitura da Zona Norte.

Além das atividades de simulação, foram oferecidas atividades de escalada para crianças, juntamente com lanches e brindes para os moradores.

Sistema de Sirenes contra Deslizamentos em Operação há 12 Anos no Rio

O Sistema de Alerta e Alarme, implementado no município desde 2011, é acionado sempre que os critérios específicos são atingidos, ou seja, quando a precipitação pluviométrica atinge entre 40 e 55 milímetros em 1 hora.

As sirenes são operadas remotamente a partir do Centro de Operações Rio e abrangem 103 comunidades da cidade, contando com 164 equipamentos em funcionamento.

Sair da versão mobile