Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Homem é preso por furtar 100 quilos de cabos de internet

No decorrer desta sexta-feira (24), policiais do 41º Batalhão (Irajá) realizaram a prisão em flagrante de um homem pelo furto de 100 quilos de cabos de internet pertencentes à empresa de telecomunicações Oi, na região da Pavuna, Zona Norte do Rio.

Segundo a Polícia Militar, os agentes abordaram o suspeito na Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, próximo à Estrada de Botafogo, no exato momento em que ele transferia o material furtado para a caçamba de um veículo. O indivíduo, cuja identidade não foi divulgada, foi conduzido para a 39ª DP (Pavuna).

Em resposta ao ocorrido, a Oi, por meio de nota, abordou os números alarmantes de furtos registrados este ano. “O furto e o roubo de cabos causam interrupções nos serviços de telecomunicações para milhões de consumidores anualmente. No primeiro semestre de 2023, foram furtados 2,89 milhões de metros de cabos de telecomunicações em todo o Brasil, representando um aumento de mais de 21,4% em comparação ao segundo semestre de 2022”, declarou.

A empresa também destacou a necessidade de uma ação coordenada entre órgãos de segurança pública, Judiciário, Legislativo e Executivo, tanto em âmbito federal quanto estadual e municipal. Além disso, defendeu a aprovação de projetos de lei (PL 5846/16 e PL 4997/19) que visam aumentar as penalidades para esses crimes, contribuindo para o combate dessas atividades criminosas.

“O setor também pleiteia a punição de empresas que adquirem equipamentos furtados ou roubados, juntamente com a alteração da regra que penaliza as operadoras quando o serviço é interrompido devido a crimes desse tipo”, concluiu.

Dados de furtos de cabos de telecomunicações pela Oi:

Sair da versão mobile