Projeto 'Tapete literário' fará apresentações em Caxias — Foto: Felipe Xavier / Divulgação
Incentivar a leitura, democratizando e divulgando a literatura. Esta é a principal proposta do projeto “Tapete literário”, contemplado pelo edital Literatura resiste RJ. A viagem do projeto já passou por Magé e encerra a temporada em Duque de Caxias. Nesta edição, o evento homenageia o escritor Monteiro Lobato, um dos maiores autores de histórias infantis do país. Gratuito, o Tapete acontece neste domingo, em dois horários: das 9h às 12h, na Praça Adolfo David (Rua Professor Muniz Sodré 41, Parada Angélica, em Caxias), e das 15h às 18h, na Praça 7 de setembro (Rua Aristides Portugal, Piabetá – Magé, próxima à rodoviária). Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data a ser divulgada na rede https://www.instagram.com/projetotapeteliterario/
O Tapete Literário firmou parceria com a Cia Arte & Vida, que participará com artistas vestidos de Emília e Visconde de Sabugosa, dois famosos personagens de Monteiro Lobato, contando histórias para a garotada em atividades com três horas de duração. Além de viajarem nas aventuras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças vão ganhar livros e curtirem várias atividades lúdicas educativas.
– Também teremos livros em Braille em nosso tapete, possibilitando o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão – conta Fernando Trajano, idealizador do projeto.
O Tapete Literário surgiu em agosto de 2015, realizando suas ações de forma itinerante em praças, bibliotecas, escolas e creches, tendo sempre contação de história, distribuição gratuita de livros e atividades de arte educação com seu público.
– Desde então, defendemos a literatura como Direitos Humanos. Fazemos parte do grupo de trabalho de construção do Plano Municipal do Livro Leitura literatura e das bibliotecas comunitárias de Duque de Caxias, e participamos da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias, composta por 11 redes estaduais e 115 bibliotecas comunitárias. Recentemente, incluímos ações para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) – acrescenta Trajano.
Fonte: EXTRA