Usina de Itaipu: condição de geração de energia no país está favorável — Foto: Arquivo
A bandeira tarifária nas contas de luz de todos os brasileiros continuará verde em dezembro, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que haverá cobrança de valor adicional.
A bandeira tem se mantido verde desde abril de 2022, por conta das condições favoráveis de geração elétrica no Brasil, totalizando 30 meses se cobrança extra.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015. O sistema possibilita que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia no país.
Esse modelo é válido para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) — a malha de linhas de transmissão que leva a energia elétrica gerada pelas usinas aos consumidores.
Na prática, existem três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha. O objetivo desse modelo tarifário — quando a bandeira está amarela ou vermelha — é desestimular o consumo de energia elétrica, com cobranças extras nas contas de luz, quando as condições de geração no país não são favoráveis.
A ideia é evitar o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, em função da redução das chuvas.
Fonte: EXTRA