Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Cachorros que foram abandonados em Coelho Neto são resgatados após denúncia de moradores

Três cachorros da raça Chow Chow, abandonados na Rua Cristóvão Xavier Lopes em Coelho Neto, Zona Norte do Rio, foram resgatados nesta quarta-feira (29) por uma equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da prefeitura. Segundo relatos dos moradores locais, os animais estavam extremamente assustados e chegaram a atacar uma idosa.

Os cães foram levados para o CCZ em Santa Cruz, Zona Oeste, onde serão examinados, castrados, vacinados e receberão tratamento medicamentoso. Luiz Ramos Filho, presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio, explicou: ‘Por serem cães considerados ferozes, compete ao CCZ resgatá-los. Eu solicitei, o funcionário do CCZ foi até o local, mas inicialmente não os resgatou. Insisti para que os animais fossem recolhidos antes que causassem mais danos. Agora foram resgatados e receberão os devidos cuidados no CCZ. Continuaremos acompanhando.’

Segundo relatos de Kayo Leniton Diniz, morador da região, os animais foram abandonados na via durante a madrugada de domingo (26) e demonstravam grande temor. ‘Esses cães foram abandonados por alguém sem coração. O problema é que são agressivos e atacam as pessoas. Eu estava preocupado com a possibilidade de alguém fazer algo cruel com eles por se sentirem ameaçados’, explicou.

A idosa atacada pelos cães na segunda-feira (27) foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ela já recebeu alta, após ter sido mordida nas pernas e nos braços. Os moradores também temiam que as crianças na região fossem alvo dos animais, devido à grande circulação de alunos nas proximidades.

A médica veterinária Maria Fernanda Greco ressaltou que os Chow Chows são conhecidos por terem temperamentos variáveis, podendo ser dóceis ou agressivos. ‘Esses cães são naturalmente protetores, assim como o pitbull, por exemplo. Em geral, essa raça requer socialização para ser dócil. Precisam de um bom tratamento e evitar qualquer violência, pois podem reagir negativamente. Quando um Chow Chow está na rua, é preciso cautela, pois não sabemos se sofreu algum trauma ou está ferido. Caso apresente esses sinais, reagirá para se proteger, assim como qualquer outro cão’, explicou ao DIA.

Até o momento, não foram identificadas as pessoas responsáveis pelo abandono dos cães.

Sair da versão mobile