26.7 C
Maricá
terça-feira, abril 1, 2025
More
    InícioEconomiaEstado do Rio deve pagar segunda parcela do 13º salário no dia...

    Estado do Rio deve pagar segunda parcela do 13º salário no dia 20 de dezembro

    Data:

    Últimas Notícias

    Homem é preso por matar ex-mulher atropelada em Itaguaí

    Um homem foi preso no domingo (30) por suspeita...

    Câmeras de segurança ajudam na prisão de suspeito de estupro em Maricá

    A atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança...

    Curso ensina extração de óleos essenciais em Maricá

    O programa Farmacopeia Mari’ká promoveu, neste sábado (29/03), um...
    Reprodução — Foto: Reprodução

    Os servidores públicos do Estado do Rio devem receber a segunda parcela do 13° salário no dia 20 de dezembro. Cerca de 400 mil funcionários — entre ativos, inativos e pensionistas — vão receber 50% do valor do abono de natal. O valor aproximado da folha de pagamento do funcionalismo será de R$ 1,3 bilhão. O depósito é feito de forma escalonada, em grupos de quitação ao longo do dia.

    A data coincide com o último dia para o pagamento do benefício dos trabalhadores. No primeiro semestre, o Estado do Rio fez os depósitos no limite do prazo.

    A parcela será dada com os descontos previstos em lei, como Imposto de Renda, pensão alimentícia e contribuição previdenciária. O bilionário destinado aos servidores movimentará a economia fluminense, acredita o governo.

     

    Como usar bem o dinheiro

    Para quem tem dívidas, por exemplo, a prioridade deve ser renegociar e quitar débitos em aberto, porque os altos juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, por exemplo, fazem as despesas se multiplicarem, na famosa “bola de neve”. Quitar um empréstimo consignado é também uma boa opção, eliminando descontos previstos para os meses subsequentes. No entanto, se o 13º não é suficiente para pagar todas as contas atrasadas, incluindo as de consumo (água, luz, gás e telefone), é preciso definir estratégias.

    Neste caso, faça um escalonamento e comece a pagar as dívidas menores. Feito isso, renegocie as demais e só aceite parcelas que caibam em seu orçamento, recomendam especialistas. Além disso, utilize essa parte da renda extra para negociar tudo à vista, pedindo desconto.

    Outra estratégia consiste em adiantar o pagamento de compras parceladas que ainda vão vencer. Comprou seu carro financiado, por exemplo? Pois é possível pagar algumas parcelas antecipadas, com redução dos juros.

    É possível, também, pagar valores mais altos do que o da fatura do cartão, o que garantirá um crédito futuro. O valor da próxima fatura será abatido desse “fundo de reserva” criado.

    Evite também entrar em novos parcelamentos. O desejo de viajar, redecorar a casa, comprar um eletrodoméstico ou eletrônico pode ser realizado com o 13º, desde que sua escolha caiba no bolso e não implique em novas dívidas que se acumularão, comprometendo o orçamento dos próximos meses. Você pode destinar 30% para gastar com o que quiser, por exemplo.

    Se seu orçamento está no azul, é bom também se precaver e guardar dinheiro para as despesas futuras, como as típicas de início de ano: IPTU, IPVA, matrícula escolar, material didático e uniforme.

    Aproveite o momento também para criar a cultura de poupança. Como essa renda extra, comece a formar ou amplie sua reserva financeira (o ideal é que seja de pelo menos seis vezes o valor do benefício mensal) ou reforce investimentos já existentes.

    Fonte: EXTRA

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui