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Especialista em redação dá dicas valiosas para o vestibular

Professora Milla Borges orienta os alunos sobre o uso adequado do repertório sociocultural, enfatizando que este não deve ser utilizado de forma superficial.

Estratégias e Orientações para a Redação do Vestibular UERJ

A professora especialista em redação, Milla Borges, compartilha insights valiosos sobre a preparação para a redação do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Milla destaca pontos cruciais para os candidatos que buscam o sucesso na prova de redação.

Compreendendo as Singularidades da UERJ

Milla Borges inicia destacando a importância de os candidatos compreenderem as peculiaridades da prova de redação da UERJ em comparação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela salienta que uma abordagem padronizada, similar à utilizada no Enem, pode resultar em perda de pontos devido às particularidades da banca avaliadora da UERJ.

A professora ressalta que, embora ambas as bancas exijam a produção de uma prosa argumentativa, a UERJ apresenta peculiaridades na condução argumentativa e formulação da tese. Ela enfatiza a necessidade de os alunos adaptarem suas estratégias para atender às demandas específicas da banca da UERJ.

Milla destaca que a UERJ adota uma abordagem única ao escolher o tema a partir de uma obra literária. Para este ano, a obra escolhida foi “O Menino do Pijama Listrado” de John Boyne. A professora esclarece que o livro serve como base reflexiva, provocando análises e reflexões sobre temas profundos relacionados à Segunda Guerra Mundial, amizade, inocência, preconceito, cercas sociais, desumanização e autoritarismo.

Evitar Armadilhas Comuns

Ela ainda alerta sobre um equívoco comum entre os alunos, que é a tentativa de demonstrar à banca que leram o livro, o que pode resultar em uma abordagem superficial e arriscada. Milla ressalta que a UERJ não espera uma resenha do romance, mas sim que os alunos utilizem a obra como ponto de partida para reflexões críticas sobre a realidade.

Construção da Tese e Importância do Título e Conclusão

A professora alerta que uma das características da prova de redação da UERJ é apresentar a frase temática em formato de pergunta. Ela enfatiza que a tese do aluno deve ser a resposta a essa pergunta, proporcionando uma abordagem específica e direcionada ao tema proposto.

Outro ponto de relevância é que, enquanto no Enem o título é facultativo, na UERJ ele é obrigatório por ser como um comando presente na proposta da redação. Além disso, a especialista destaca que a conclusão, na redação modelo UERJ, deve ser uma decorrência natural da argumentação desenvolvida, diferenciando-se da abordagem no Enem.

Milla ressalta que, ao contrário do Enem, o uso da primeira pessoa do singular é admitido, conferindo aos alunos uma liberdade linguística mais ampla. Essa característica permite que os alunos expressem suas opiniões de forma mais pessoal e crítica.

Ênfase na Construção da Opinião e Argumentação Livre

A liberdade argumentativa é um ponto forte na UERJ, conforme destaca a professora. A banca valoriza a construção da opinião do aluno, permitindo que expressem suas ideias de forma mais livre e crítica. Isso proporciona uma oportunidade única para os candidatos demonstrarem pensamento crítico e originalidade.

Utilização Adequada do Repertório Sociocultural:

Milla Borges orienta os alunos sobre o uso adequado do repertório sociocultural, enfatizando que este não deve ser utilizado de forma superficial. Ao contrário disso, o repertório precisa ser articulado de forma precisa e contextualizada, a fim de embasar os argumentos e só deve ser, de fato, utilizado se for essencial para a argumentação. Ela destaca que o livro é um repertório fundamental, mas sua aplicação deve ser criteriosa para agregar valor à defesa do ponto de vista do aluno.

Os conselhos direcionados da profissional e as estratégias adaptadas são um guia valioso para os candidatos que buscam não apenas atender às expectativas da banca, mas também destacarem-se por meio de uma abordagem crítica e reflexiva. Com as orientações de Milla Borges, os alunos estarão mais bem preparados para enfrentar a redação da UERJ com confiança e eficácia.

Quem é Prof. Milla Borges

Professora Milla Borges é formada em Letras pela Estácio, especialista em Língua Portuguesa pela UERJ e mestra em Educação pela PUC Rio. Com oito anos de experiência em redação de vestibular, sobretudo no ENEM e na UERJ, tem como diferencial a sua metodologia de ensino, que busca estimular a escrita autoral e crítica dos alunos.

No ano de 2018, a professora teve o primeiro aluno que tirou nota 1000 na redação do ENEM. Em 2021, ela teve o privilégio de ter duas alunas também com nota máxima e, em 2022, orgulhosamente, mais três alunas suas alcançaram a tão sonhada nota 1000.

A paixão da professora Milla Borges pela escrita e pelo ensino da Língua Portuguesa se reflete em sua abordagem pedagógica. Ela é uma crítica ferrenha dos “modelos prontos” e acredita que a escrita autoral é a chave para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Sua metodologia é pautada na criticidade e na autonomia de pensamento dos alunos, encorajando-os a desenvolverem suas próprias ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos.

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