Procedimento inédito foi realizado no Hospital Flávio Leal — Foto: Divulgação
Pela primeira vez, o Hospital Municipal Flávio Leal, de Piraí, divulgou a realização de uma bucomaxilofacial, cirurgia complexa, em uma criança com múltiplas fraturas faciais utilizando um material inédito. A vítima sofreu uma queda de bicicleta que resultou na necessidade de uma reconstrução facial com o uso de um material absorvível ao invés de uma placa de titânio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o processo de absorção ocorre durante a cicatrização, evitando que o paciente passe por mais uma cirurgia para a remoção, como acontece quando se usa o titânio. A intervenção cirúrgica durou mais de três horas e obteve um bom resultado. A criança teve alta na manhã do dia seguinte.
O cirurgião bucomaxilofacial Marcelo Ribeiro Alves explicou que a escolha por não utilizar uma placa de titânio foi feita para evitar o comprometimento do desenvolvimento ósseo da criança.
— A gente não pode usar o material convencional de titânio porque esse material impede o desenvolvimento ósseo da criança. Estamos usando um material que não é comum por ser um material de alto custo e, normalmente, o SUS não utiliza. Pacientes como essa criança costumam operar duas vezes, fazem a fixação e depois precisam remover — disse.
Fonte: EXTRA