23.1 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáJardins funcionais podem aumentar produção e renda de agricultores

    Jardins funcionais podem aumentar produção e renda de agricultores

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...
    Produtores rurais de Maricá receberam minicurso sobre como cultivar plantas ornamentais e tirar benefícios extras da prática. Foto: Paulo Ávila

    Agricultores de Maricá receberam, nesta sexta-feira (1), instruções num minicurso de jardinagem. É uma tática que pode incrementar a produção e o faturamento dos produtores rurais do município. A ação é do programa Inova Agroecologia Maricá, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por meio da Biotec.

    “Os agricultores aprendem a fazer jardins funcionais que, além de embelezar a propriedade, funcionam para atrair insetos polinizadores que são de extrema importância para suas produções e os insetos inimigos naturais de pragas que podem atacar a lavoura”, explicou Esther Mariana Flaeschen, superintendente da Biotec.

    Ainda segundo Esther, as plantas podem ser ainda cultivadas para comercialização, aumentando os ganhos dos agricultores nas feiras livres, por exemplo.

    Técnica japonesa

    Durante o minicurso, os agricultores receberam orientações para produzir o kokedama, uma forma de cultivo de plantas criada no Japão e que consiste em plantar o vegetal numa bola de argila e terra revestida com musgo e que está muito na moda.

    “Trazer esse conteúdo para eles é importante porque abre novas possibilidades de fonte de renda para esses agricultores. Eles podem usar para embelezar as propriedades, como um hobby mas também como fonte de renda. A técnica ensinada hoje tem um bom valor agregado”, frisou Rogério Pêgo, professor de paisagismo da UFRRJ que ministrou a aula.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui