21.4 C
Maricá
terça-feira, outubro 29, 2024
More
    InícioEducaçãoCEPT celebra o Dia da China com evento da Educação

    CEPT celebra o Dia da China com evento da Educação

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Seminário em Maricá debate o impacto da economia na classe trabalhadora

    Seminário gratuito sobre economia acontece em Maricá Por meio da...

    Polícia prende Homem com arma e munição em abordagem no Centro

    Na madrugada desta segunda-feira (28), policiais do 12º Batalhão...

    Vini Jr. Fica de fora da premiação da Bola de Ouro 2024

    Os prêmios anuais da revista France Football para a...
    Foto: Anselmo Mourão.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira (04/12), o Dia da China com a presença do cônsul chinês Carlos Xu Yuansheng e sua comitiva. A cerimônia aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) de Itaipuaçu e teve apresentação de Kung Fu, música e dança oficinas de desenho, artesanato, entre outras atividades que envolvem a cultura chinesa.

    O secretário de Educação, professor Márcio Jardim, falou da importância de uma futura cooperação entre Brasil e China. “É importante termos esse intercâmbio linguístico-cultural com a China, pois é de uma cultura riquíssima de conhecimento e de saber milenar. Espero que esse dia da China no CEPT, com tanta energia e entusiasmo, possa dar passos e estamos aprofundando isso. É levar estudantes do CEPT para a China para conhecer a cultura, trazer alunos de lá para cá, levar e trazer professores para cá porque isso é intercâmbio cultural”, afirmou.

    https://www.marica.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/53376008906_2d720c9b94_k.jpg
    Foto: Anselmo Mourão

    Antes da apresentação cultural, o cônsul da China, Carlos Xu, conheceu as dependências do CEPT. “A escola pública de Maricá é bonita e muito grande. Podemos fazer intercâmbio de cultura entre Brasil e China, trazer curso técnico e projeto de educação e inovação”, disse o diplomático.

    A convite da Secretaria de Educação, o colégio estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza, conhecido como Intercultural Brasil-China, levou seus alunos para fazerem apresentações de kung fu, dança e música para os cerca de 200 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Maricá. A professora de fundamento e cultura chinesa da unidade estadual, Rosária Castro, falou sobre o intercâmbio cultural.

    “É um orgulho vê-los crescendo, se aprimorando na cultura, na língua e estão fazendo sucesso com as crianças. Elas estão amando vê-los com roupa diferente e eles estão ensinando palavras para os alunos daqui”, declarou.

    Dançando com lenço, Ana Maria, de 16 anos, contou sobre a emoção de poder se apresentar em outra cidade. “Sou bailarina, sempre gostei de dançar desde pequena e a dança chinesa eu acho incrível. É um processo divertido, mágico e me dá um sentimento de alegria quando estou dançando”, disse a aluna do colégio estadual, que pretende ter uma companhia de dança. “Quero aprender ao máximo que puder porque é uma arte maravilhosa e incrível. Ensinar para as pessoas essa cultura. Dança é a minha vida!”, disse.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui