Foto: Katito Carvalho
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (09/12) uma festa Interfronteiras Brasil x Espanha para celebrar as conquistas e apresentar as novidades para o próximo ano letivo. A iniciativa, que reuniu alunos, professores e visitantes aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. O programa ocorre entre os dois países, em parceria com o Instituto Cervantes.
“O Zilca foi o pioneiro no programa Interfronteiras Brasil X Espanha. Uma iniciativa que aproxima e ensina os nossos alunos sobre a cultura daquele país europeu”, comentou a diretora geral da unidade, Simone Maldonado.
A Festa Espanhola é a culminância das atividades relacionadas ao Programa Interfronteiras Brasil X Espanha e contou com comidas típicas, apresentação de Flamenco (dança tradicional da Espanha),
canto coral e tarde de autógrafos do lançamento de uma publicação do livro de poemas “Entre Lineas”, publicado em português e espanhol, produzido por 60 alunos da escola.
Um dos autores do livro, Marcelo Natalino, de 12 anos, conta que foi muito bom participar do projeto: “Estou feliz em fazer parte desse livro. Foi muito divertido e diferente pensar na minha história e transmitir através de poema. Adorei as aulas de espanhol aqui”, falou o jovem.
A visitante Solange Oliveira, de 67 anos, destacou a importância da diversidade cultural nas escolas. “É muito bom vermos a diversidade cultural nas escolas do município. É uma excelente iniciativa e fiquei bem emocionada em poder participar gratuitamente dessa festividade”, disse a aposentada.
Durante o programa, a escola ofertou ensino em tempo integral com ênfase na cultura e língua espanhola às unidades escolares envolvidas nos programas Interfronteiras da Educação de Maricá.