Foto: Leonardo Fonseca
Cerimônia de entrega de certificados aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba
Mais de 150 alunos se formaram em seis turmas dos cursos de Gestão de Negócios, Gestão de Negócios para Mulheres e Gestão de Cooperativas. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu neste sábado (16/12), no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. A Escola de Startup é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
A paulista Katiana Maia, que oferece treinamento de qualidade para software e aluna da turma de Gestão de Negócios, afirma que durante o curso teve uma grande troca de experiência e conhecimento com os professores e outros estudantes.
“Moro no Rio há seis anos, mas tem um ano que eu estou aqui em Itaipuaçu. Como eu sou nova na cidade, fiquei muito feliz de ser selecionada para o curso. Eu achei ótimo, porque é uma oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas profissionais de Maricá”.
Katiana afirma, ainda, que os professores são grandes profissionais do mercado. “As matérias são muito bem escolhidas, até por meio de pesquisas da Codemar, é bacana porque você vê que é uma estrutura focada em desenvolver as pessoas que são da cidade”, analisa.
Empreendedores
Para o diretor de Indústria e Energia da Codemar, Pedro Motta Di Filippo, a iniciativa da Escola de Startup está muito vinculada ao propósito da companhia em incentivar os empreendedores, cadeia produtiva importante para a cidade.
“Maricá cresce pelos maricaenses. São eles que vão gerar os empregos, trazer novas soluções e novos atendimentos para a população. Então, estamos muito felizes em formar mais de 150 alunos. Certamente, ano que vem, teremos muito mais turmas abertas para fortalecer, ainda mais, essa cadeia”, garante Pedro.
Parceria com a UFF
Somando todas as 15 turmas da Escola de Startup, mais de 600 pessoas já foram formadas. Segundo o professor Martius Vicente Rodriguez, coordenador do Projeto da Escola de Startup e vice-diretor da escola de Administração e Ciências Contábeis da UFF, o objetivo de 2024 é fomentar mais o projeto.
“Vamos destacar, ainda mais, o empreendedorismo e inovação, nosso foco principal da escola de Startup”, afirma.
A professora da Escola de Startup Paula Erthal acredita que o aprendizado não foi apenas para os alunos, mas também para toda equipe que participou do curso.
“Fico muito grata de ser parte disso. Nós só conseguimos chegar aqui por causa desse coletivo, desse grupo, desse apoio. É muito bom saber que a gente pode contar com esse suporte para que todos cresçam juntos”, finaliza Paula.